Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

PLANTAR SABER: A HORTA ESCOLAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: HORTA DIDÁTICA, SABER, APRENDIZAGEM, INTERDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) AT 01 - Produção do conhecimento: Para quê e para quem
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Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência do Projeto Hortas para o Ensino Fundamental, desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi - Árido - UFERSA vivida entre os alunos e professores da escola Estadual Francisca Marins de Souza, localizada na cidade de Mossoró-RN, onde foi implantada uma horta modelo com a proposição da ampliação do conceito e das possibilidades pedagógicas a partir da horta no ambiente escolar ao associar teoria e prática, tendo como consequência a internalização do conhecimento por meio de atitudes que vão refletir numa alimentação mais saudável e práticas sustentáveis voltadas para a questão ambiental. A metodologia adotada é a participativa com o envolvimento dos diversos atores da escola. As atividades são desenvolvidas com o planejamento em conjunto com professores e a equipe do Programa e, posteriormente, com as atividades em sala de aula e no ambiente da horta. O diferencial é o caráter interdisciplinar. São formas de apreender que vão além da simples assimilação de conteúdos. A horta promove a vivência do aprendizado com as crianças sendo protagonistas do processo teórico/prático, culminado com uma mudança de atitude com o ‘gosto’ pelas hortaliças. Os resultados mostraram que as atividades desenvolvidas na horta, resultaram na motivação e engajamento dos alunos na prática do manejo da horta que se refletiu no rendimento escolar. Cerca de duas mil crianças participaram direta ou indiretamente das atividades do programa. Em termos acadêmicos os bolsistas do programa desenvolveram atividades de ensino, pesquisa e extensão rendendo artigos científicos e de extensão em congressos. Vários materiais didáticos foram produzidos como dois livros (Hortas para o Ensino Fundamental e Victor no Reino das Hortaliças), além de produção de gibis sobre alimentação saudável e brinquedos sustentáveis (Dados Ambientais, Bingo das Hortaliças e Trilha das Hortaliças). O programa foi destaque em telejornais e foi reconhecido pelo Prêmio Jovem Cientista como incentivador dos bons hábitos alimentares. O programa também rendeu o documentário Plantar Saber. O Programa tem recebido ofícios de escolas e prefeituras para orientação e compartilhamento da experiência. Na escola os resultados são uma alimentação saudável na merenda e mudanças de hábitos alimentares. A forma inovadora do programa tem sido fundamental para os resultados positivos ao promover alimentação equilibrada, educação ambiental e responsabilidade social em grupo. Em mais de três anos de atividade o programa tem possibilitado aos educandos desfrutarem dessa aprendizagem contribuindo para a vivência de uma nova realidade educacional na qual, os próprios educandos são motivos e motivados por este processo de aprendizagem. Dessa forma, a horta vem desenvolvendo uma prática educacional mais motivadora, aliando ensino, aprendizagem e mudança de atitude de toda comunidade escolar, um local privilegiado para pensar e repensar as práticas cotidianas voltadas para uma vida melhor, mais saudável, num planeta mais ecologicamente correto.

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