Evolução biológica é disseminada no ensino de biologia para o estudo da diversidade dos seres vivos. A caatinga juntamente com a Evolução biológica é um assunto que merece atenção especial em se tratando do Ensino de Biologia. Por isso, é necessário pensar em estratégias que possibilitem abordar os conceitos em sala de aula com o objetivo de relacionar tais conceitos com as várias áreas da Biologia (MELLO, 2008). Considerando a dificuldade de ensinar evolução e obter conhecimentos relacionados à caatinga são necessárias estratégias lúdicas para esses conteúdos. Atividades serão executadas desafiando os alunos a resolver problemas no conhecimento de ambas. O objetivo do referente trabalho trata-se em desenvolver estratégias didáticas para trabalhar o conteúdo de evolução biológica e a biodiversidade da caatinga com alunos do ensino médio, de forma didática com aplicações de jogos de estratégia (resolução de problemas) com o conteúdo de evolução biológica relacionando o bioma caatinga, introduzir conceitos da teoria evolutiva com estratégias lúdicas e sensoriais permitindo o aluno analisar e refletir sobre os assuntos abordados, contribuindo para melhorar o conhecimento dos alunos sobre a biologia evolutiva e da conservação, possibilitando ao graduando uma vivência no ensino médio através de atividades lúdicas. A metodologia será definida conforme a programação estabelecida pelo planejamento que deverá ser realizada em parceria com o professor de biologia da escola. Porém, esta levará em conta a aplicação dos jogos e atividades com estudantes da escola com a participação dos alunos da graduação, acompanhados pela professora da universidade responsável pelo projeto. A realização das atividades irá acontecer nas salas de aulas ou no pátio da escola participante.
Os resultados esperados com a execução da atividade prática na escola podem ser definidos como a atuação dessa ferramenta de ensino no auxílio da aprendizagem do conteúdo de Evolução Biológica e biodiversidade da caatinga para alunos do 3º ano do Ensino Médio, pois geralmente a explanação do conteúdo em sala é minimizada por fatores limitantes como, por exemplo: pouco tempo de aula, ter apenas duas aulas por semana e muito conteúdo para o período letivo, portanto, esses problemas são recorrentes e podem dificultar a aprendizagem de temas que são abordados na prova do ENEM e que requer um bom desenvolvimento dos alunos. O trabalho tem como importância auxiliar no ensino de evolução biológica, e conhecimentos gerais sobre o bioma caatinga, já que são abordados de forma limitada durante o ano letivo, para ampliar o conhecimento entre os alunos de escola de ensino básico, mostrando formas didáticas e lúdicas de passar o conteúdo para maior absorção de conhecimento.