Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA COMUNIDADE URBANA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO

Palavra-chaves: CONSERVAÇÃO, LIKERT, MEIO AMBIENTE Comunicação Oral (CO) AT17 - Interdisciplinaridade e Semiárido
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Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

O Desenvolvimento Sustentável surgiu a partir da necessidade de mudança nos padrões de vida que foram construídos pela sociedade humana, consolidados, principalmente, no consumo excessivo e na degradação ambiental. Desde então, foram realizadas conferências mundiais acerca da temática, com finalidade de buscar alternativas para promover um modelo de desenvolvimento que atenda às necessidades ambientais, sociais e econômicas. Nesse contexto, a Educação Ambiental emerge também da importância de se estabelecer uma relação equilibrada e ambientalmente sustentável entre as sociedades humanas e o meio ambiente, por meio de um processo educativo. Este trabalho teve por objetivo conhecer a percepção de moradores de um bairro urbano em Patos, Paraíba, sobre o Desenvolvimento Sustentável e a Educação Ambiental. Para a obtenção de dados, foi utilizado um questionário, que conteve três questões abertas e sete questões objetivas construídas no modelo da escala de Likert, onde para cada questão havia cinco possibilidades/níveis de resposta, variando de muito pouco a sempre. Foram entrevistados 30 moradores escolhidos de forma aleatória. Dentre as questões do questionário, foi perguntado aos moradores: 1. O que você entende por Desenvolvimento Sustentável?; 2. O que você entende por Educação Ambiental?; 3. Considero que o Desenvolvimento Sustentável é importante para a conservação do meio ambiente; 4. Acredito que a Educação Ambiental pode sensibilizar as pessoas para que adotem atitudes mais sustentáveis em relação ao meio ambiente. Os resultados reportaram que a grande maioria dos entrevistados (76,7%) não souberam responder o que seria o Desenvolvimento Sustentável, dentre os que afirmaram saber, 23,3% disseram que entende o Desenvolvimento Sustentável como um desenvolvimento econômico que respeita o meio ambiente em algum nível. A Educação Ambiental é entendida pela maioria dos entrevistados como uma Educação que ensina sobre o meio ambiente (60,0%), ou que contribui para resolver problemas e impactos ambientais (26,6%). 13,4% não soube responder a essa pergunta. 23,3% dos entrevistados afirmou que o Desenvolvimento Sustentável contribui pouco para a conservação ambiental, embora 43,3% acredite que pode contribuir muito. Boa parte dos moradores (70,0%), acredita que a Educação Ambiental pode, em algum nível, contribuir para que a população possa ser sensibilizada e mudar suas atitudes em relação ao meio ambiente. Embora os moradores tenham apresentado uma visão e conhecimento limitado sobre o que é o Desenvolvimento Sustentável e como ele pode auxiliar na conservação ambiental, a Educação Ambiental se mostrou ser melhor compreendida por eles, onde a grande maioria relaciona de alguma forma a importância da Educação Ambiental para mudanças na realidade ambiental. É importante que abordagens sobre a ideia de Desenvolvimento Sustentável sejam ampliadas para todos os ambientes, incluindo comunidades urbanas, tendo em vista que a percepção correta sobre essa proposta de desenvolvimento pode contribuir para um ambiente futuro mais equilibrado e um desenvolvimento mais sustentável. Além disso, a Educação Ambiental é fundamental nesse e em outros processos de construção de valores e atitudes que respeitem a integridade e, demonstrem a necessidade de conservação do meio ambiente para a vida.

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