O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA COMUNIDADE URBANA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO
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Desde então, foram realizadas conferências mundiais acerca da temática, com finalidade de buscar alternativas para promover um modelo de desenvolvimento que atenda às necessidades ambientais, sociais e econômicas. Nesse contexto, a Educação Ambiental emerge também da importância de se estabelecer uma relação equilibrada e ambientalmente sustentável entre as sociedades humanas e o meio ambiente, por meio de um processo educativo. Este trabalho teve por objetivo conhecer a percepção de moradores de um bairro urbano em Patos, Paraíba, sobre o Desenvolvimento Sustentável e a Educação Ambiental. Para a obtenção de dados, foi utilizado um questionário, que conteve três questões abertas e sete questões objetivas construídas no modelo da escala de Likert, onde para cada questão havia cinco possibilidades/níveis de resposta, variando de muito pouco a sempre. Foram entrevistados 30 moradores escolhidos de forma aleatória. Dentre as questões do questionário, foi perguntado aos moradores: 1. 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A Educação Ambiental é entendida pela maioria dos entrevistados como uma Educação que ensina sobre o meio ambiente (60,0%), ou que contribui para resolver problemas e impactos ambientais (26,6%). 13,4% não soube responder a essa pergunta. 23,3% dos entrevistados afirmou que o Desenvolvimento Sustentável contribui pouco para a conservação ambiental, embora 43,3% acredite que pode contribuir muito. Boa parte dos moradores (70,0%), acredita que a Educação Ambiental pode, em algum nível, contribuir para que a população possa ser sensibilizada e mudar suas atitudes em relação ao meio ambiente. Embora os moradores tenham apresentado uma visão e conhecimento limitado sobre o que é o Desenvolvimento Sustentável e como ele pode auxiliar na conservação ambiental, a Educação Ambiental se mostrou ser melhor compreendida por eles, onde a grande maioria relaciona de alguma forma a importância da Educação Ambiental para mudanças na realidade ambiental. 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