Devido à revolução industrial, o aumento populacional, apelos comerciais enfatizando
consumismo passaram a ser marco da sociedade atual, deixando assim suas marcas e impactos, sendo eles positivos e negativos, em todos os aspectos: econômicos, sociais e principalmente ambientais (GIDDES, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2002. p. 21). A grande produção de resíduos, poluição da água, ar e solo exigiu uma grande demanda de respectivas soluções para amenizar estas problemáticas (GONÇALVES, 1995). Contando com a gestão do governo na criação de projetos, leis e medidas para o gerenciamento correto destes. Porém, sabe-se que não é suficiente ações apenas das políticas públicas uma vez que para o gerenciamento adequado é necessário uma série de engrenagens funcionando. Uma delas (talvez a maior dela) seja a população. Para que esta esteja inteirada é necessário um trabalho de conscientização e sensibilização. Para isto, é utilizada a Educação Ambiental: ferramenta muito importante para sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação, extremamente necessária atualmente a fim de promover mudanças comportamentais, por uma melhor qualidade de vida e sobrevivência dos seres vivos na Terra. (PARQUE ITINERANTE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE NATAL, 2015). A implantação da educação ambiental nas escolas pode ser considerada uma das formas mais eficazes para a conquista de uma sociedade sustentável (ROSS, A.; BECKER, E. L. S.). Este trabalho teve como objetivo principal abordar o tema de educação ambiental na modalidade de ensino de jovens e adultos (EJA). Baseando-se primordialmente no que temos disposto na legislação e nos últimos dados de especialistas da área. Os resultados atenderam às expectativas iniciais, pois quando aplicados os questionários aos alunos da referida modalidade e feitas as devidas análises, foi perceptível que os alunos possuíam um grande déficit em conceitos básicos a respeito do que se trataria o conceito de vida sustentável. Apesar da notória falta dessas inerentes instruções, foi de extrema importância e muito produtiva a resposta à palestra (outro instrumento educacional) realizada, visto que houve observável troca de saberes e eminente sensibilização. Reconheceu-se que não é um objetivo fácil a implantação de um sistema de educação ambiental eficiente nas escolas, visto que não são investidas, por parte do estado, medidas razoáveis para inversão do atual quadro, ainda mais tratando da EJA, que tem seu sistema de cargo horário reduzidos para a conclusão do conteúdo exigido em um menor tempo. Mas não há como progredir quando não se enfrenta o desafio, que apesar de árduo, não é impossível.