RESUMO: A disponibilidade de água na região Nordeste do Brasil, particularmente na região semiárida, continuam a ser uma questão crítica. A situação no semiárido nordestino se agrava diante de fatores climáticos e o mau uso das fontes existentes. Um conceito bastante difundido na atualidade é o da sustentabilidade, no entanto alcançar essa sustentabilidade constitui um grande desafio. Nesse entendimento a educação ambiental se transforma em uma valiosa estratégia para o uso sustentável dos recursos hídricos. O presente trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão sobre o uso sustentável dos recursos hídricos através de práticas de educação ambiental no semiárido nordestino. O desenvolvimento do estudo baseou-se no método analítico de revisão da literatura, o qual contemplou o levantamento bibliográfico. O foco da educação Ambiental, com relação aos recursos hídricos deve ser acompanhado de campanhas educativas massivas, destinada a reduzir o uso compulsivo, propiciando alternativas que visem o uso sustentável dos mesmos. A educação ambiental é um instrumento valioso e fundamental, para a busca da sustentabilidade ambiental A utilização correta dos recursos hídricos deve ser realizada por todos, nos seus múltiplos usos, principalmente na região semiárida que já sofre com a escassez desse recurso.