Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

EDUCAÇÃO E POBREZA: UMA DISCUSSÃO URGENTE E NECESSÁRIA.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, POBREZA, ESCOLA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49759
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 885
    "inscrito_id" => 1928
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E POBREZA: UMA DISCUSSÃO URGENTE E NECESSÁRIA."
    "resumo" => "A proposta dessa reflexão teórica parte de inquietações desenvolvidas durante um curso de Especialização intitulado Educação, Pobreza e Desigualdades Social, promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI em parceria com a Universidade Federal do Ceará – UFC que se propunha a discutir como a pobreza e a desigualdade social são pensadas dentro da escola, no cotidiano da sala de aula e também nos currículos e demais documentos educacionais. Nosso ponto de partida é a concepção de que a escola cumpre um papel de reprodução e legitimação das desigualdades sociais. Ela não é uma instituição neutra, tendo em vista que se modelo curricular e didático, sua forma de avaliação, de organização da estrutura institucional representa os valores dos grupos dominantes, legitimados como cultura geral. No entanto, podemos pensar que ela é também um lugar de produção de muitas resistências e portanto um espaço contraditório ou um campo de lutas. A partir disso, nosso ponto de partida foi pensar como a escola tem trabalhado no cotidiano de suas práticas com a pobreza. Como os coletivos desiguais  se veem e são acolhidas pela escola? Como tem sido discutida a pobreza pelos professores, principalmente da educação básica? Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo a partir de uma pesquisa bibliográfica discutir a relação entre pobreza e educação. Para tanto utilizamos uma pesquisa na base de dados da Scientific Electronic Library On Line – Scielo, no período de 2012 à 2016. Os descritores foram educação e pobreza, uma vez que na combinação educação, pobreza e desigualdade social apareceu somente um trabalho. Os resultados da pesquisa bibliográfica apontaram uma compreensão da relação entre pobreza e educação sob dois ângulos: um que aborda a educação como mola propulsora do desenvolvimento econômico do país e como combate a pobreza e as desigualdades sociais, e outro que enfatiza o binômio inclusão/exclusão social através da educação. A inclusão social dos pobres seria papel da educação e a exclusão também compreendida como uma ausência de educação. A partir da análise das duas compreensões e amparados pelos autores como Yanoullas (2012), Arroyo (2005) e Meszáros (2008) apontamos como achados iniciais para a discussão da relação entre pobreza e educação evitar compreender a pobreza sob uma única perspectiva, a econômica, que contempla exclusivamente a falta de renda e limita um valor que determina o ingresso ou não da população pobre em programas sociais, desconsiderando as diferentes facetas que a condição de pobreza se apresenta para milhões de pessoas. A relação entre pobreza e educação é bastante complexa e deve ser pautada e construída nas escolas a partir de um diálogo com os coletivos desiguais e movimentos sociais que vem fazendo um papel de resistência diante de tamanhas violações de direitos e desmonte dos serviços públicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, POBREZA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA144_ID1928_15092017212217.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA DINIZ LIMA VIEIRA ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA VIEIRA"
    "autor_email" => "barbaradinizsilva@yahoo.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49759
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 885
    "inscrito_id" => 1928
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E POBREZA: UMA DISCUSSÃO URGENTE E NECESSÁRIA."
    "resumo" => "A proposta dessa reflexão teórica parte de inquietações desenvolvidas durante um curso de Especialização intitulado Educação, Pobreza e Desigualdades Social, promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI em parceria com a Universidade Federal do Ceará – UFC que se propunha a discutir como a pobreza e a desigualdade social são pensadas dentro da escola, no cotidiano da sala de aula e também nos currículos e demais documentos educacionais. Nosso ponto de partida é a concepção de que a escola cumpre um papel de reprodução e legitimação das desigualdades sociais. Ela não é uma instituição neutra, tendo em vista que se modelo curricular e didático, sua forma de avaliação, de organização da estrutura institucional representa os valores dos grupos dominantes, legitimados como cultura geral. No entanto, podemos pensar que ela é também um lugar de produção de muitas resistências e portanto um espaço contraditório ou um campo de lutas. A partir disso, nosso ponto de partida foi pensar como a escola tem trabalhado no cotidiano de suas práticas com a pobreza. Como os coletivos desiguais  se veem e são acolhidas pela escola? Como tem sido discutida a pobreza pelos professores, principalmente da educação básica? Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo a partir de uma pesquisa bibliográfica discutir a relação entre pobreza e educação. Para tanto utilizamos uma pesquisa na base de dados da Scientific Electronic Library On Line – Scielo, no período de 2012 à 2016. Os descritores foram educação e pobreza, uma vez que na combinação educação, pobreza e desigualdade social apareceu somente um trabalho. Os resultados da pesquisa bibliográfica apontaram uma compreensão da relação entre pobreza e educação sob dois ângulos: um que aborda a educação como mola propulsora do desenvolvimento econômico do país e como combate a pobreza e as desigualdades sociais, e outro que enfatiza o binômio inclusão/exclusão social através da educação. A inclusão social dos pobres seria papel da educação e a exclusão também compreendida como uma ausência de educação. A partir da análise das duas compreensões e amparados pelos autores como Yanoullas (2012), Arroyo (2005) e Meszáros (2008) apontamos como achados iniciais para a discussão da relação entre pobreza e educação evitar compreender a pobreza sob uma única perspectiva, a econômica, que contempla exclusivamente a falta de renda e limita um valor que determina o ingresso ou não da população pobre em programas sociais, desconsiderando as diferentes facetas que a condição de pobreza se apresenta para milhões de pessoas. A relação entre pobreza e educação é bastante complexa e deve ser pautada e construída nas escolas a partir de um diálogo com os coletivos desiguais e movimentos sociais que vem fazendo um papel de resistência diante de tamanhas violações de direitos e desmonte dos serviços públicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, POBREZA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA144_ID1928_15092017212217.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA DINIZ LIMA VIEIRA ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA VIEIRA"
    "autor_email" => "barbaradinizsilva@yahoo.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

A proposta dessa reflexão teórica parte de inquietações desenvolvidas durante um curso de Especialização intitulado Educação, Pobreza e Desigualdades Social, promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI em parceria com a Universidade Federal do Ceará – UFC que se propunha a discutir como a pobreza e a desigualdade social são pensadas dentro da escola, no cotidiano da sala de aula e também nos currículos e demais documentos educacionais. Nosso ponto de partida é a concepção de que a escola cumpre um papel de reprodução e legitimação das desigualdades sociais. Ela não é uma instituição neutra, tendo em vista que se modelo curricular e didático, sua forma de avaliação, de organização da estrutura institucional representa os valores dos grupos dominantes, legitimados como cultura geral. No entanto, podemos pensar que ela é também um lugar de produção de muitas resistências e portanto um espaço contraditório ou um campo de lutas. A partir disso, nosso ponto de partida foi pensar como a escola tem trabalhado no cotidiano de suas práticas com a pobreza. Como os coletivos desiguais se veem e são acolhidas pela escola? Como tem sido discutida a pobreza pelos professores, principalmente da educação básica? Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo a partir de uma pesquisa bibliográfica discutir a relação entre pobreza e educação. Para tanto utilizamos uma pesquisa na base de dados da Scientific Electronic Library On Line – Scielo, no período de 2012 à 2016. Os descritores foram educação e pobreza, uma vez que na combinação educação, pobreza e desigualdade social apareceu somente um trabalho. Os resultados da pesquisa bibliográfica apontaram uma compreensão da relação entre pobreza e educação sob dois ângulos: um que aborda a educação como mola propulsora do desenvolvimento econômico do país e como combate a pobreza e as desigualdades sociais, e outro que enfatiza o binômio inclusão/exclusão social através da educação. A inclusão social dos pobres seria papel da educação e a exclusão também compreendida como uma ausência de educação. A partir da análise das duas compreensões e amparados pelos autores como Yanoullas (2012), Arroyo (2005) e Meszáros (2008) apontamos como achados iniciais para a discussão da relação entre pobreza e educação evitar compreender a pobreza sob uma única perspectiva, a econômica, que contempla exclusivamente a falta de renda e limita um valor que determina o ingresso ou não da população pobre em programas sociais, desconsiderando as diferentes facetas que a condição de pobreza se apresenta para milhões de pessoas. A relação entre pobreza e educação é bastante complexa e deve ser pautada e construída nas escolas a partir de um diálogo com os coletivos desiguais e movimentos sociais que vem fazendo um papel de resistência diante de tamanhas violações de direitos e desmonte dos serviços públicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.