O estudo objetiva compreender quais as consequências para as aulas de Educação Física advindas do investimento e desinvestimento docente, em uma escola pública em Juazeiro do Norte-CE. A pesquisa é de abordagem qualitativa e exploratória. O estudo foi caracterizado como pesquisa-ação, vivenciado por discentes do curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri (URCA), mediante estágio supervisionado do ensino fundamental II, no período de agosto a outubro de 2016. Constatou-se que o desinvestimento docente contribuiu para a desvalorização da disciplina, rejeição por parte dos alunos, para exclusão daqueles menos habilidosos, para uma visão limitada acerca dos conteúdos da disciplina, sendo ainda um agente contrário para a construção de uma identidade escolar da Educação Física. Entretanto, o investimento docente desenvolveu-se de forma planejada, coerente e digna perante aos objetivos da escola, do professor e do alunado, uma vez que contribuiu para a formação integral, humana e cidadã dos alunos, podendo por meio dos conteúdos da Educação Física ensinar valores morais, éticos e sociais ao alunado.