NARRATIVAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS FORMADORAS EM PESQUISA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 282 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 300 "inscrito_id" => 438 "titulo" => "NARRATIVAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS FORMADORAS EM PESQUISA" "resumo" => "RESUMO: (INTRODUÇÃO). Este artigo é resultado de uma análise das narrativas de vida feitas na Pesquisa “Diálogos Autobiográficos: Reminiscências do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd)” do DE/CAMEAM/UERN, refletindo sobre os seguintes aspectos: a formação do grupo em pesquisa; os temas e interesses dos membros; instituições e pessoas que contribuíram para essa formação. (METODOLOGIA) Essa investigação partiu de uma pesquisa bibliográfica sobre pesquisa, formação e abordagem biográfica, centrando-se as discussões no campo da memória e da história de vida em formação e tivemos como apoio teórico os estudos de: Bardin (2009), Brandão (2003), Brandão (2008), Delory-Momberger (2008), Flick (2009), Josso (2010) e Pineau (2006). Para a realização deste trabalho tomamos como referência 04 narrativas pertencentes aos membros dos subgrupos “Os Girassóis” e “Vida Escolar” do grupo matutino da atividade “Diálogos Autobiográficos”. (RESULTADOS) Percebemos que os sujeitos que narraram sua história ressignificaram suas trajetórias e as experiências acumuladas, atribuindo a elas caráter formativo. As primeiras experiências de pesquisa deles aconteceram como estudantes de graduação ou especialização, sendo que 03 membros iniciaram suas experiências nesse campo na UERN e 01 na UFRN. Já seus interesses intelectuais são diversos, passando por temas ligados à formação, à política e gestão da educação, e temáticas mais específicas, como por exemplo: inteligências múltiplas e teorias da sexualidade. (CONCLUSÃO) Ao lembrar e narrar suas próprias histórias os sujeitos elegeram experiências significativas, bem como refletir sobre a pesquisa na universidade como um processo de formação profissional e pessoal." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "12 - SABERES, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "Formação, Narrativas de vida, Pesquisa" "idioma" => "Português" "arquivo" => "1651cf0d2f737d7adeab84d339dbabd3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA LUANA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA FERNANDES" "autor_email" => "ges.sicaluana@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 282 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 300 "inscrito_id" => 438 "titulo" => "NARRATIVAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS FORMADORAS EM PESQUISA" "resumo" => "RESUMO: (INTRODUÇÃO). Este artigo é resultado de uma análise das narrativas de vida feitas na Pesquisa “Diálogos Autobiográficos: Reminiscências do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd)” do DE/CAMEAM/UERN, refletindo sobre os seguintes aspectos: a formação do grupo em pesquisa; os temas e interesses dos membros; instituições e pessoas que contribuíram para essa formação. (METODOLOGIA) Essa investigação partiu de uma pesquisa bibliográfica sobre pesquisa, formação e abordagem biográfica, centrando-se as discussões no campo da memória e da história de vida em formação e tivemos como apoio teórico os estudos de: Bardin (2009), Brandão (2003), Brandão (2008), Delory-Momberger (2008), Flick (2009), Josso (2010) e Pineau (2006). Para a realização deste trabalho tomamos como referência 04 narrativas pertencentes aos membros dos subgrupos “Os Girassóis” e “Vida Escolar” do grupo matutino da atividade “Diálogos Autobiográficos”. (RESULTADOS) Percebemos que os sujeitos que narraram sua história ressignificaram suas trajetórias e as experiências acumuladas, atribuindo a elas caráter formativo. As primeiras experiências de pesquisa deles aconteceram como estudantes de graduação ou especialização, sendo que 03 membros iniciaram suas experiências nesse campo na UERN e 01 na UFRN. Já seus interesses intelectuais são diversos, passando por temas ligados à formação, à política e gestão da educação, e temáticas mais específicas, como por exemplo: inteligências múltiplas e teorias da sexualidade. (CONCLUSÃO) Ao lembrar e narrar suas próprias histórias os sujeitos elegeram experiências significativas, bem como refletir sobre a pesquisa na universidade como um processo de formação profissional e pessoal." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "12 - SABERES, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "Formação, Narrativas de vida, Pesquisa" "idioma" => "Português" "arquivo" => "1651cf0d2f737d7adeab84d339dbabd3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA LUANA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA FERNANDES" "autor_email" => "ges.sicaluana@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }