VIEIRA, Fábio Dos Santos et al.. O ensino religioso em sala de aula. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/189>. Acesso em: 21/11/2024 22:56
O homem surgiu para aprender, para descobrir, para buscar conhecimentos desde os mais simples e prováveis cientificamente, até os mais complexos que ultrapassam os limites de nossa tímida compreensão. A realização desse trabalho se justifica pela necessidade de tornar público as lacunas deixadas pela implantação da disciplina (Ensino Religioso) no currículo escolar, da rede pública de ensino, visto que o Ensino Religioso faz parte do cotidiano escolar, pois estar presente na história social do homem desde o seu início e através dessa disciplina, os alunos comunicam-se entre si, aceitam as diferenças, estabelecem relações sociais, constrói e desconstrói novos conhecimentos, enfim desenvolve-se integralmente. Para tanto, a pesquisa é de abordagem qualitativa e do tipo bibliográfica, na qual como coleta de dados foram utilizadas entrevistas a professores e religiosos de diversas correntes. . Sendo assim, o trabalho objetiva mostrar uma nova visão acerca da diversidade, valorizando-a, enfatizando não apenas o lado religioso, mas também todo e qualquer tipo de diferença, porque, é também e, sobretudo, na escola que se deve trabalhar com as diferenças, com as multiplicidades, sem nenhum tipo de tolerância, mas sim, respeitando cada um em sua particularidade, mesmo ainda, com uma grande resistência por parte dos professores em relação a diversidade, por causa de uma visão ainda muito “eurocentrizada”, baseada em moldes que não se enquadram nos dias atuais.