Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO HÍBRIDO NA INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA

Palavra-chaves: ANÁLISE COMBINATÓRIA, ENSINO HÍBRIDO, PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM, SALA DE AULA INVERTIDA, SALA DE AULA INVERTIDA Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49285
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2837
    "inscrito_id" => 9549
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO HÍBRIDO NA INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA"
    "resumo" => "O uso das Tecnologias Digitais (TD) constitui-se como uma alternativa na busca por mudanças de metodologias de ensino para as aulas de matemática. Este artigo parte de uma proposta desenvolvida na disciplina de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN), que  apresenta o relato da aplicação de uma atividade envolvendo o uso de TDs e a metodologia de Ensino Híbrido para introdução ao estudo da análise combinatória. A atividade, que contemplou etapas presencial e a distância, foi realizada em três horas-aula. Inicialmente apresentou-se uma história em quadrinhos contendo uma situação problema como motivação para que os estudantes assistissem ao vídeo enviado por e-mail. Em sala de aula houve a discussão sobre o vídeo e os exemplos contidos nele. Após a resolução de outros exercícios e a disponibilização de material de estudo produzido no Google Docs, os estudantes responderam individualmente a questões propostas em uma planilha. Essa experiência teve como resultados que a utilização de recursos tecnológicos digitais despertou o interesse e a participação dos estudantes, bem como o desenvolvimento efetivo da aprendizagem. Podemos inferir que o professor que se preocupa com a aprendizagem do estudante não pode mais ignorar o perfil tecnológico e todas as características que são consequências desse perfil. Nesse sentido, o uso de tecnologias digitais é um importante aliado para o desenvolvimento da aprendizagem de conteúdos de Matemática no Ensino Médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE COMBINATÓRIA, ENSINO HÍBRIDO, PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM, SALA DE AULA INVERTIDA, SALA DE AULA INVERTIDA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID9549_10092018182158.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE PICOLI SONZA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE PICOLI SONZA"
    "autor_email" => "alinepsonza@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49285
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2837
    "inscrito_id" => 9549
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO HÍBRIDO NA INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA"
    "resumo" => "O uso das Tecnologias Digitais (TD) constitui-se como uma alternativa na busca por mudanças de metodologias de ensino para as aulas de matemática. Este artigo parte de uma proposta desenvolvida na disciplina de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN), que  apresenta o relato da aplicação de uma atividade envolvendo o uso de TDs e a metodologia de Ensino Híbrido para introdução ao estudo da análise combinatória. A atividade, que contemplou etapas presencial e a distância, foi realizada em três horas-aula. Inicialmente apresentou-se uma história em quadrinhos contendo uma situação problema como motivação para que os estudantes assistissem ao vídeo enviado por e-mail. Em sala de aula houve a discussão sobre o vídeo e os exemplos contidos nele. Após a resolução de outros exercícios e a disponibilização de material de estudo produzido no Google Docs, os estudantes responderam individualmente a questões propostas em uma planilha. Essa experiência teve como resultados que a utilização de recursos tecnológicos digitais despertou o interesse e a participação dos estudantes, bem como o desenvolvimento efetivo da aprendizagem. Podemos inferir que o professor que se preocupa com a aprendizagem do estudante não pode mais ignorar o perfil tecnológico e todas as características que são consequências desse perfil. Nesse sentido, o uso de tecnologias digitais é um importante aliado para o desenvolvimento da aprendizagem de conteúdos de Matemática no Ensino Médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE COMBINATÓRIA, ENSINO HÍBRIDO, PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM, SALA DE AULA INVERTIDA, SALA DE AULA INVERTIDA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID9549_10092018182158.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE PICOLI SONZA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE PICOLI SONZA"
    "autor_email" => "alinepsonza@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O uso das Tecnologias Digitais (TD) constitui-se como uma alternativa na busca por mudanças de metodologias de ensino para as aulas de matemática. Este artigo parte de uma proposta desenvolvida na disciplina de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN), que apresenta o relato da aplicação de uma atividade envolvendo o uso de TDs e a metodologia de Ensino Híbrido para introdução ao estudo da análise combinatória. A atividade, que contemplou etapas presencial e a distância, foi realizada em três horas-aula. Inicialmente apresentou-se uma história em quadrinhos contendo uma situação problema como motivação para que os estudantes assistissem ao vídeo enviado por e-mail. Em sala de aula houve a discussão sobre o vídeo e os exemplos contidos nele. Após a resolução de outros exercícios e a disponibilização de material de estudo produzido no Google Docs, os estudantes responderam individualmente a questões propostas em uma planilha. Essa experiência teve como resultados que a utilização de recursos tecnológicos digitais despertou o interesse e a participação dos estudantes, bem como o desenvolvimento efetivo da aprendizagem. Podemos inferir que o professor que se preocupa com a aprendizagem do estudante não pode mais ignorar o perfil tecnológico e todas as características que são consequências desse perfil. Nesse sentido, o uso de tecnologias digitais é um importante aliado para o desenvolvimento da aprendizagem de conteúdos de Matemática no Ensino Médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.