UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO HÍBRIDO NA INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49285 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2837 "inscrito_id" => 9549 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO HÍBRIDO NA INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA" "resumo" => "O uso das Tecnologias Digitais (TD) constitui-se como uma alternativa na busca por mudanças de metodologias de ensino para as aulas de matemática. Este artigo parte de uma proposta desenvolvida na disciplina de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN), que apresenta o relato da aplicação de uma atividade envolvendo o uso de TDs e a metodologia de Ensino Híbrido para introdução ao estudo da análise combinatória. A atividade, que contemplou etapas presencial e a distância, foi realizada em três horas-aula. Inicialmente apresentou-se uma história em quadrinhos contendo uma situação problema como motivação para que os estudantes assistissem ao vídeo enviado por e-mail. Em sala de aula houve a discussão sobre o vídeo e os exemplos contidos nele. Após a resolução de outros exercícios e a disponibilização de material de estudo produzido no Google Docs, os estudantes responderam individualmente a questões propostas em uma planilha. Essa experiência teve como resultados que a utilização de recursos tecnológicos digitais despertou o interesse e a participação dos estudantes, bem como o desenvolvimento efetivo da aprendizagem. Podemos inferir que o professor que se preocupa com a aprendizagem do estudante não pode mais ignorar o perfil tecnológico e todas as características que são consequências desse perfil. Nesse sentido, o uso de tecnologias digitais é um importante aliado para o desenvolvimento da aprendizagem de conteúdos de Matemática no Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ANÁLISE COMBINATÓRIA, ENSINO HÍBRIDO, PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM, SALA DE AULA INVERTIDA, SALA DE AULA INVERTIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID9549_10092018182158.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE PICOLI SONZA" "autor_nome_curto" => "ALINE PICOLI SONZA" "autor_email" => "alinepsonza@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49285 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2837 "inscrito_id" => 9549 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO HÍBRIDO NA INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA" "resumo" => "O uso das Tecnologias Digitais (TD) constitui-se como uma alternativa na busca por mudanças de metodologias de ensino para as aulas de matemática. Este artigo parte de uma proposta desenvolvida na disciplina de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN), que apresenta o relato da aplicação de uma atividade envolvendo o uso de TDs e a metodologia de Ensino Híbrido para introdução ao estudo da análise combinatória. A atividade, que contemplou etapas presencial e a distância, foi realizada em três horas-aula. Inicialmente apresentou-se uma história em quadrinhos contendo uma situação problema como motivação para que os estudantes assistissem ao vídeo enviado por e-mail. Em sala de aula houve a discussão sobre o vídeo e os exemplos contidos nele. Após a resolução de outros exercícios e a disponibilização de material de estudo produzido no Google Docs, os estudantes responderam individualmente a questões propostas em uma planilha. Essa experiência teve como resultados que a utilização de recursos tecnológicos digitais despertou o interesse e a participação dos estudantes, bem como o desenvolvimento efetivo da aprendizagem. Podemos inferir que o professor que se preocupa com a aprendizagem do estudante não pode mais ignorar o perfil tecnológico e todas as características que são consequências desse perfil. Nesse sentido, o uso de tecnologias digitais é um importante aliado para o desenvolvimento da aprendizagem de conteúdos de Matemática no Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ANÁLISE COMBINATÓRIA, ENSINO HÍBRIDO, PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM, SALA DE AULA INVERTIDA, SALA DE AULA INVERTIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID9549_10092018182158.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE PICOLI SONZA" "autor_nome_curto" => "ALINE PICOLI SONZA" "autor_email" => "alinepsonza@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }