Este artigo foi desenvolvido a partir da disciplina Gestão dos Processos Educativos, realizado no 4° período do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM. Aborda os aspectos teóricos a respeito da democracia e o processo de eleições diretas para o cargo de diretor escolar de uma escola pública estadual localizada no município de Rodolfo Fernandes/RN. Para isto, foi realizada uma pesquisa teórico-prática, de cunho qualitativo, com a análise do referencial teórico disposto em BOBBIO (2000), MARQUES (2007) e PARO (2003), e uma pesquisa de campo, que constou de um questionário semiestruturado respondido por quatro participantes do processo de eleição nesta escola, sendo um diretor, um professor, um membro do conselho e um técnico administrativo. Em um primeiro momento foi contextualizada a democracia e suas formas exequíveis, para em seguida adentrarmos no processo das eleições diretas para o cargo de diretor escolar, logo após foram feitas as análises dos dados da pesquisa. Ao final percebemos que o processo democrático contribuiu sob maneira para o desenvolvimento educacional, mas por si só, não representa a qualidade total dos processos educativos relacionados ao ensino-aprendizagem.