Este trabalho visa abordar a postura profissional do assistente social na atualidade, como profissional responsável pela efetivação da Política Nacional de Assistência Social, no que diz respeito à viabilização de direitos estabelecidos. O processo histórico percorrido pelo profissional do Serviço Social deve corroborar para uma práxis que viabilize uma prática social transformadora, utilizando-se como método a educação popular, que a priori não tem sido contemplado nos moldes curriculares da graduação. A Educação popular oportuniza a organização das classes populares, promovendo a valorização de sua experiência, capacitando-os para o exercício do poder. Essas premissas possibilitam práticas emancipatórias, através de processos de mobilização e conscientização dos sujeitos sociais na luta incessante pela viabilização e implementação de direitos. O Serviço Social tem uma relação histórica com a Educação Popular. Essa proximidade acontece na América Latina, sobretudo no processo de Reconceituação da profissão, nos anos∕décadas de 1960/80. Dessa forma, não há trabalho social sem o trabalho de base que a educação popular propõe. É importante reconhecer que os espaços de atuação dos profissionais dos assistentes sociais, são espaços não formais de aprendizagem.