A presente pesquisa tem seu tema gerador um projeto de extensão e suas contribuições para a formação acadêmica em Pedagogia. O objetivo da pesquisa é analisar a formação em Pedagogia a partir das aproximações e distanciamentos advindos da participação em um projeto de extensão pela Universidade Feevale. Para realizar a pesquisa foram utilizados procedimentos técnicos de pesquisa documental e bibliográfica como metodologia. Diante destes procedimentos, fez-se uso de um diário de campo que relata a participação de um grupo de alunos da Universidade Feevale no Projeto Rondon. Para compreender a formação em Pedagogia, analisou-se o Curso de Pedagogia em seu contexto histórico evidenciando as principais regulamentações, analisou-se também o Curso de Pedagogia na Universidade Feevale, a fim de demonstrar os espaços de atuação previstos para o pedagogo que a universidade deseja formar. Após, foi analisado também o histórico do Projeto Rondon para que fossem realizadas as relações da participação no projeto com a formação acadêmica. Conclui-se que a formação em pedagogia prepara seus acadêmicos para atuarem em variados espaços e que a participação em um projeto de extensão é de grande valia para a constituição de um profissional de educação.