Neste trabalho analisamos as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores/as da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônia do Socorro Silva Machado, nele discutimos os fazeres docentes, sobretudo, a abordagem dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira e indígena no sentido de identificar se esses estão integrados ao currículo escolar, sobretudo, porque essa escola está localizada na comunidade remanescente quilombola de Paratibe, na cidade de João Pessoa e desde 2016 seus professores/as vem participando da formação continuada Saberes e Fazeres Afro-brasileiros e Indígenas na Sala de Aula, ofertada pela UEPB, Campus Guarabira. Nesse sentido, atemo-nos as iniciativas pedagógicas desenvolvidas no sentido de identificar suas contribuições para a promoção da educação escolar quilombola, conforme preconiza a lei 11.645/08. Que horizontes tem trilhado o fazer docente quando ensina história e cultura afro-brasileira e indígena? A metodologia recorrente foi à observação das práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de aula, e as aulas do curso de formação continuada, bem como a análise dos relatórios desse curso. Portanto, há um fazer pedagógico em construção que se aproxima e se distancia da educação escolar quilombola e assim contribui ou não para a efetivação da educação na perspectiva das relações étnico-raciais, essa atende ou não as demandas da comunidade, que anseia por uma educação que leve em consideração os valores e as práticas culturais quilombolas.