O artigo ora apresentado tem como objetivo descrever o Prêmio Escola de Qualidade, política de avaliação adotada para a organização das Unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Mossoró (RN), refletindo sobre as implicações do prêmio no funcionamento e na garantia de qualidade educacional. Nesse sentido, o trabalho combina categorias de análise, quais sejam: qualidade educacional e política educacional local. Para a realização desta investigação utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental. Estes recursos metodológicos possibilitam uma recuperação do conhecimento científico acumulado sobre um problema, bem como a investigação empírica da questão de pesquisa. O prêmio Escola de Qualidade e a materialização desse prêmio em dinheiro, acaba camuflando as necessidades extras que surgem ao longo do ano e o desinvestimento na educação pública, mesmo porque o valor de premiação seja baixíssimo. Consideramos ainda que tal política de bonificação aprofunda as desigualdades sociais escolares, percebendo que as instituições de ensino não possuem um padrão de estrutura física e funcionamento, contribuindo para a exclusão e a marginalização das unidades com os quadros mais desafiadores. Sabe-se que este trabalho não se encerra aqui, servindo de base para futuras pesquisas na área de Políticas e Avaliação Educacional.