O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, foi instituído em 2013, tendo como meta alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Considerando o contexto amazônico, com uma diversidade de etnias, culturas e ritos, o presente trabalho objetiva verificar, com base nas orientações do PNAIC, os desafios que surgiram no processo de implementação do pacto, no que tange à inclusão de alunos das escolas ribeirinhas do município de Manaus. Trata-se de uma pesquisa em andamento, em nível de mestrado, que tem por objetivo geral analisar como se desenvolveu o processo de implementação do PNAIC nas escolas ribeirinhas do Município de Manaus, considerando o contexto da inclusão. Optamos pela pesquisa bibliográfica-documental, de natureza qualitativa, fundamentada teoricamente no pensamento de Michel Foucault, para entendermos o que está posto nos discursos que emergem do pacto, analisando se as ações se concretizaram, de fato. Os resultados parciais indicam que os desafios são muitos, e vão desde a dificuldade no deslocamento, distância entre as comunidades ribeirinhas e a escola, desconhecimento de seus direitos de acesso e permanência na escola, como também, direito ao Atendimento Educacional Especializado. Contudo, considerando a juventude desta política, considera-se prematuro pensar que, a partir do contexto da prática, em 2013, o PNAIC já possua indicadores específicos e seus resultados definidos e explicitados.