PORTELLA, Giselly Jordan Virginia. Pedagogia, quem és tu?. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48527>. Acesso em: 02/11/2024 19:09
O trabalho intitulado Pedagogia, quem és tu? Busca captar olhares de três grupos que vivenciam a Pedagogia, a saber: alunos calouros, concluintes e pedagogos formados. O captar desses olhares nos serviu de parâmetros para refletir como tem sido transmitidos os saberes acadêmicos e profissionais do pedagogo. Além dessas vozes, fizemos uma retomada histórica do curso de Pedagogia no Brasil, seu objetivo inicial e atual, sua trajetória, de amadurecimento e consolidação de seu lugar na sociedade, com base nos documentos normativos como o Decreto Lei nº 1190 de 04 de abril de 1939, Parecer CFE nº 251/62, Parecer CFE nº252/69, Lei nº 9.394/96. Resolução do Conselho Nacional de Educação/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006 e as perspectivas dos teóricos como Libâneo (2010) e Tardif (2014), Freire (1996). O questionário foi composto por oito perguntas abertas, para os públicos já citado com pertuntas tais como a motivação para escolher o curso de Pedagogia, o que é Pedagogia, se há pré-requisitos para ser pedagogo, o que faz um pedagogo, sobre a profissionalização, sobre as relações dos saberes acadêmicos e o fazer profissional, dentre outras. Foram analisadas as respostas para observar seus pontos de convergências e divergências, se conforme o amadurecimento sobre ‘os que fazeres’ do pedagogo há uma ruptura do senso comum para o saber científico e assim, compreender como a Pedagogia tem sido vista, estudada e vivida na sociedade, atualmente. Há que se ressaltar que esta pesquisa é preliminar, pois saberes em educação nunca são conclusos e os estudos seguem com vistas a atender as necessidades da sociedade e seu desenvolvimento.