Podemos observar que ao longo do último século, a difusão de novos meios audiovisuais fez com que estudantes e professores entrassem em contato com imagens inclusive em espaços e tempos escolares. A experiência de assistir a filmes de animação é referenciada comumente como inocente e desinteressada, ocultando as estratégias de formação ativa de sentidos e sensibilidades no que diz respeito a temas importantes à formação, tais como: ética, cidadania, meio ambiente, pluralidade cultural e consumo. Observando que discussões sobre esses temas ainda não fazem parte da formação inicial dos professores da educação básica, ofertamos um curso de formação continuada sobre como abordar filmes de animação, integrando-os à rotina do trabalho nas salas de aula de uma forma mais satisfatória do que a que vem sendo utilizada até o momento. O presente artigo tem como objetivo registrar e divulgar a experiência de trabalho com o cinema de animação na formação continuada de professores dos ciclos I/II, na Cidade de Campina Grande-PB. A referida formação fez parte das ações do projeto de extensão/PROEX/UEPB “O cinema na Sala de Aula: Assessoria e Capacitação para o Uso Didático-Pedagógico de Filmes nas Escolas Públicas do Ensino Fundamental”.