Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O ENSINO E APREDIZAGEM DA GEOMETRIA ATRAVÉS DO GEOGEBRA

"2013-10-15 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4750
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 279
    "inscrito_id" => 1180
    "titulo" => "O ENSINO E APREDIZAGEM DA GEOMETRIA ATRAVÉS DO GEOGEBRA"
    "resumo" => "O presente trabalho descreve as potencialidades do software Geogebra no ensino de Geometria Espacial e Analítica.  Nosso público alvo foi os alunos do Ensino Médio da E.E.E.F.M Orlando Venâncio, Cuité-PB. Diante da constatação da dificuldade existente no aprendizado dos diversos conteúdos de Geometria, principalmente na visualização gráfica, desenvolvemos, por meio do Geogebra, um tutorial com várias sequencias didáticas voltadas ao ensino de conteúdos como: cônicas, retas, sólidos de revolução, etc. Durante a execução das sequências, foi perceptível o dinamismo do software e um aumento significativo na abstração dos alunos na associação entre a representação algébrica e geométrica dos diversos objetos."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_10_2013_22_11_53_idinscrito_1180_350235e18506451a36e17a22f66cc809.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUCILEIDE ALMEIDA MATIAS"
    "autor_nome_curto" => "JÚ ALMEIDA"
    "autor_email" => "jucileide.com@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4750
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 279
    "inscrito_id" => 1180
    "titulo" => "O ENSINO E APREDIZAGEM DA GEOMETRIA ATRAVÉS DO GEOGEBRA"
    "resumo" => "O presente trabalho descreve as potencialidades do software Geogebra no ensino de Geometria Espacial e Analítica.  Nosso público alvo foi os alunos do Ensino Médio da E.E.E.F.M Orlando Venâncio, Cuité-PB. Diante da constatação da dificuldade existente no aprendizado dos diversos conteúdos de Geometria, principalmente na visualização gráfica, desenvolvemos, por meio do Geogebra, um tutorial com várias sequencias didáticas voltadas ao ensino de conteúdos como: cônicas, retas, sólidos de revolução, etc. Durante a execução das sequências, foi perceptível o dinamismo do software e um aumento significativo na abstração dos alunos na associação entre a representação algébrica e geométrica dos diversos objetos."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_10_2013_22_11_53_idinscrito_1180_350235e18506451a36e17a22f66cc809.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUCILEIDE ALMEIDA MATIAS"
    "autor_nome_curto" => "JÚ ALMEIDA"
    "autor_email" => "jucileide.com@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

O presente trabalho descreve as potencialidades do software Geogebra no ensino de Geometria Espacial e Analítica. Nosso público alvo foi os alunos do Ensino Médio da E.E.E.F.M Orlando Venâncio, Cuité-PB. Diante da constatação da dificuldade existente no aprendizado dos diversos conteúdos de Geometria, principalmente na visualização gráfica, desenvolvemos, por meio do Geogebra, um tutorial com várias sequencias didáticas voltadas ao ensino de conteúdos como: cônicas, retas, sólidos de revolução, etc. Durante a execução das sequências, foi perceptível o dinamismo do software e um aumento significativo na abstração dos alunos na associação entre a representação algébrica e geométrica dos diversos objetos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.