Este trabalho visa relatar as experiências vivenciadas durante a realização do projeto de extensão “Imagens em movimento e protagonismo infantil: a produção de audiovisuais na educação da infância”, entre os meses de novembro de 2016 a abril de 2017, no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo desta ação foi promover a aproximação das crianças à área de conhecimento Mídia-educação, por meio da criação de curtas-metragens, nos quais os alunos participaram ativamente desde o início: nas etapas de pré-produção, produção e pós-produção. Portanto, nossa intenção é estabelecer a relação possível entre a Mídia-educação e o trabalho com cinema na educação da infância. Além disso, apontamos como elemento essencial no processo de ensino e aprendizagem o protagonismo da criança, que é um ser social competente e capaz. A fim de construir esse diálogo, nos baseamos nos estudos de autores como Freire (1977), Napolitano (2003), Fantin (2011), Moran (1994) e Belloni (2001), entre outros. Por intermédio desse estudo, esperamos que os professores assumam o papel de mediador, respeitando e ouvindo a criança, através do diálogo recíproco. Ainda nesse contexto, queremos deixar em evidência a importância da Mídia-educação e as possibilidades, além de benefícios, do trabalho com cinema na educação da infância.