O presente artigo objetiva refletir acerca do ensino de ciências naturais e a utilização dos Mapas Conceituais como uma possível abordagem metodológica para esta disciplina no Ensino Fundamental. Acreditamos que a utilização da metodologia com mapas conceituais nas aulas de Ciências Naturais contribui efetivamente para que o aluno construa uma aprendizagem significativa. Inicialmente, na tentativa de discutir a aprendizagem significativa, evidenciaremos, no presente texto, a importância de valorizar os conhecimentos prévios relacionados ao ensino de Ciências Naturais. Posteriormente, discutiremos a utilização dos MC que podem ter várias finalidades, dentre as quais podemos destacar: instrumento de ensino e/ou aprendizagem, avaliação, estruturador do conhecimento e representação visual que partilha significados. Nesse sentido, evidenciaremos os MC como alternativa metodológica nas turmas do Ensino Fundamental. Utilizaremos como bases teóricas os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001), para apresentarmos o ensino de Ciências Naturais, Ausubel et al (1980) e Ausubel (2003), para discutirmos a Aprendizagem Significativa e Novak (2000), para refletirmos acerca dos MC como possibilidade metodológica no ensino de Ciências Naturais. No que tange a metodologia, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. E como resultado, esperamos contribuir para ampliação da discussão, reflexão e utilização dos MC como técnica didática que favorece uma aprendizagem significativa.