Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A INOVAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O PIBID AUXILIANDO NA FORMAÇÃO DE NOVOS EDUCADORES

"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4798
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 203
    "inscrito_id" => 596
    "titulo" => "A INOVAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O PIBID AUXILIANDO NA FORMAÇÃO DE NOVOS EDUCADORES"
    "resumo" => "É de grande relevância que os licenciados estejam inclusos no contexto escolar desde o início de sua formação. Para isso, têm-se a necessidade estarem atuando em projetos de extensão capazes de contribuir na relação com o contexto escolar. O presente relato de experiência tem o intuito de descrever as atividades desenvolvidas, pelos bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Buscando como principal objetivo a melhoria e o incentivo na formação de novos professores, levando aos alunos a possibilidade do contato com novas metodologias didáticas e com a relação de práticas experimentais e o cotidiano dos estudantes. Com isso os pibidianos de química da UEPB desenvolveram projetos com a finalidade de quebrar a rotina das aulas de química e trazerem uma melhoria para o ensino de uma escola da rede pública da cidade de Campina Grande. Foram desenvolvidos projetos de Experimentação, Ludoteca, Iniciação Científica (Nanotecnologia e Nanociência e História da Química: Alquimia) e Uso de Softwares Educacionais no Ensino de Química. Também estão sendo desenvolvidos os projetos como uma horta vertical, modelagem e Laboratório Virtual/Laboratório Real. Estes trabalhos concederam aos acadêmicos a inserção no ambiente escolar promovendo o fortalecimento da formação docente e consequentemente desenvolvendo a qualidade da educação básica. É importante ressaltar que tudo o que foi desenvolvido priorizou o convívio dos pibidianos na escola, a fim de levá-los a compreenderem as práticas pedagógicas, os métodos de ensino, e as diversas atividades que abrangem todo o cotidiano em que estão atuando, permitindo-os enxergar novas possibilidades metodológicas para o desenvolvimento da ação docente, tentando melhorar o ensino tradicional."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_27_09_2013_19_47_45_idinscrito_596_0d531af8b58183138b1e95775253d145.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARÍLIA QUARESMA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "MARÍLIA QUARESMA"
    "autor_email" => "marilia.diferente@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4798
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 203
    "inscrito_id" => 596
    "titulo" => "A INOVAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O PIBID AUXILIANDO NA FORMAÇÃO DE NOVOS EDUCADORES"
    "resumo" => "É de grande relevância que os licenciados estejam inclusos no contexto escolar desde o início de sua formação. Para isso, têm-se a necessidade estarem atuando em projetos de extensão capazes de contribuir na relação com o contexto escolar. O presente relato de experiência tem o intuito de descrever as atividades desenvolvidas, pelos bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Buscando como principal objetivo a melhoria e o incentivo na formação de novos professores, levando aos alunos a possibilidade do contato com novas metodologias didáticas e com a relação de práticas experimentais e o cotidiano dos estudantes. Com isso os pibidianos de química da UEPB desenvolveram projetos com a finalidade de quebrar a rotina das aulas de química e trazerem uma melhoria para o ensino de uma escola da rede pública da cidade de Campina Grande. Foram desenvolvidos projetos de Experimentação, Ludoteca, Iniciação Científica (Nanotecnologia e Nanociência e História da Química: Alquimia) e Uso de Softwares Educacionais no Ensino de Química. Também estão sendo desenvolvidos os projetos como uma horta vertical, modelagem e Laboratório Virtual/Laboratório Real. Estes trabalhos concederam aos acadêmicos a inserção no ambiente escolar promovendo o fortalecimento da formação docente e consequentemente desenvolvendo a qualidade da educação básica. É importante ressaltar que tudo o que foi desenvolvido priorizou o convívio dos pibidianos na escola, a fim de levá-los a compreenderem as práticas pedagógicas, os métodos de ensino, e as diversas atividades que abrangem todo o cotidiano em que estão atuando, permitindo-os enxergar novas possibilidades metodológicas para o desenvolvimento da ação docente, tentando melhorar o ensino tradicional."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_27_09_2013_19_47_45_idinscrito_596_0d531af8b58183138b1e95775253d145.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARÍLIA QUARESMA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "MARÍLIA QUARESMA"
    "autor_email" => "marilia.diferente@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

É de grande relevância que os licenciados estejam inclusos no contexto escolar desde o início de sua formação. Para isso, têm-se a necessidade estarem atuando em projetos de extensão capazes de contribuir na relação com o contexto escolar. O presente relato de experiência tem o intuito de descrever as atividades desenvolvidas, pelos bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Buscando como principal objetivo a melhoria e o incentivo na formação de novos professores, levando aos alunos a possibilidade do contato com novas metodologias didáticas e com a relação de práticas experimentais e o cotidiano dos estudantes. Com isso os pibidianos de química da UEPB desenvolveram projetos com a finalidade de quebrar a rotina das aulas de química e trazerem uma melhoria para o ensino de uma escola da rede pública da cidade de Campina Grande. Foram desenvolvidos projetos de Experimentação, Ludoteca, Iniciação Científica (Nanotecnologia e Nanociência e História da Química: Alquimia) e Uso de Softwares Educacionais no Ensino de Química. Também estão sendo desenvolvidos os projetos como uma horta vertical, modelagem e Laboratório Virtual/Laboratório Real. Estes trabalhos concederam aos acadêmicos a inserção no ambiente escolar promovendo o fortalecimento da formação docente e consequentemente desenvolvendo a qualidade da educação básica. É importante ressaltar que tudo o que foi desenvolvido priorizou o convívio dos pibidianos na escola, a fim de levá-los a compreenderem as práticas pedagógicas, os métodos de ensino, e as diversas atividades que abrangem todo o cotidiano em que estão atuando, permitindo-os enxergar novas possibilidades metodológicas para o desenvolvimento da ação docente, tentando melhorar o ensino tradicional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.