O estudo tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas pelo Programa de Apoio às Licenciaturas - PROLICEN no âmbito da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, campus I (João Pessoa) e campus III (Bananeiras), no período de 1997 a 2012, a partir dos discursos produzidos pelos coordenadores de projetos vinculados ao programa. A metodologia utilizada insere-se na abordagem qualitativa da pesquisa. Para a coleta de dados inicialmente foi realizado um levantamento para identificação e localização dos coordenadores/orientadores por centro. Em seguida foram realizadas entrevistas e questionários, buscando analisar as dimensões do PROLICEN na concepção dos coordenadores, por perceber que a especificidade do nosso objeto de estudo suscita o diálogo com aqueles que participaram do processo. Os resultados apontaram a importância do PROLICEN como indutor de continuidade da formação acadêmica, profissional e da investigação científica, possibilitando assim, uma maior visibilidade das licenciaturas e ampliação entre teoria e prática para os licenciandos. Concluímos que no contexto atual, com o requerimento de mudanças para melhoria da formação dos profissionais que atuam ou que irão atuar na educação básica, o Programa tem sido de suma importância, colaborando expressivamente com a qualidade dos cursos de licenciaturas e o alargamento do conhecimento dos alunos.