Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O OLHAR DO NEUROPSICOPEDAGOGO SOBRE O IMPACTO DA ALIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ALIMENTAÇÃO, NEURODESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48180
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 272
    "inscrito_id" => 750
    "titulo" => "O OLHAR DO NEUROPSICOPEDAGOGO SOBRE O IMPACTO DA ALIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Deparando-se com um leque de dificuldades enfrentadas diariamente no ambiente escolar, os profissionais da educação buscam formas de entender e auxiliar os educandos. Nesse sentido, a neuropsicopedagogia vem ganhando destaque junto aos profissionais da educação, uma vez que estuda a complexidade do funcionamento cerebral e as articulações entre cérebro e comportamento. Uma boa alimentação auxilia no processo de mielinização do sistema nervoso do feto, fazendo com que a velocidade de processamento de informações seja mais rápida. O estágio final de maturação ontogenética do sistema nervoso é marcado pelo processo de mielinização, que se inicia no útero (sexto mês de vida intra-uterina), se intensifica após o nascimento (por volta dos dois anos), e prossegue às vezes até a terceira década. Sabendo que a nutrição do feto prepara o cenário para a vida após o nascimento, surgiu o interesse de se investigar a alimentação no processo de aprendizagem a partir de um olhar neuropsicopedagógico. Sendo assim, foram levantados os seguintes questionamentos: Qual a relação da alimentação com o neurodesenvolvimento? Como o desequilíbrio nutricional afeta o desempenho escolar? Qual impacto do estado nutricional no desempenho dos neurotransmissores? Quais as possíveis intervenções nutricionais que potencializam a aprendizagem? A partir dessas questões, com base numa pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, foi definido como objetivo geral deste trabalho analisar a relação da alimentação com o neurodesenvolvimento. Como objetivos específicos, analisar as influências do desequilíbrio nutricional no desempenho escolar; compreender o impacto do estado nutricional no desempenho dos neurotransmissores; e identificar as possibilidades de intervenção nutricional que potencializam a aprendizagem. Os resultados indicaram que o desenvolvimento cerebral, a formação da bainha de mielina, as conexões das áreas cerebrais e a produção dos neurotransmissores necessitam de um consumo de nutrientes que só encontramos na alimentação e suplementação para se desenvolver, impactando diretamente na aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "ALIMENTAÇÃO, NEURODESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID750_11072018205222.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEANE LIRA TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "JOSEANE"
    "autor_email" => "joseanelira2008@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48180
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 272
    "inscrito_id" => 750
    "titulo" => "O OLHAR DO NEUROPSICOPEDAGOGO SOBRE O IMPACTO DA ALIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Deparando-se com um leque de dificuldades enfrentadas diariamente no ambiente escolar, os profissionais da educação buscam formas de entender e auxiliar os educandos. Nesse sentido, a neuropsicopedagogia vem ganhando destaque junto aos profissionais da educação, uma vez que estuda a complexidade do funcionamento cerebral e as articulações entre cérebro e comportamento. Uma boa alimentação auxilia no processo de mielinização do sistema nervoso do feto, fazendo com que a velocidade de processamento de informações seja mais rápida. O estágio final de maturação ontogenética do sistema nervoso é marcado pelo processo de mielinização, que se inicia no útero (sexto mês de vida intra-uterina), se intensifica após o nascimento (por volta dos dois anos), e prossegue às vezes até a terceira década. Sabendo que a nutrição do feto prepara o cenário para a vida após o nascimento, surgiu o interesse de se investigar a alimentação no processo de aprendizagem a partir de um olhar neuropsicopedagógico. Sendo assim, foram levantados os seguintes questionamentos: Qual a relação da alimentação com o neurodesenvolvimento? Como o desequilíbrio nutricional afeta o desempenho escolar? Qual impacto do estado nutricional no desempenho dos neurotransmissores? Quais as possíveis intervenções nutricionais que potencializam a aprendizagem? A partir dessas questões, com base numa pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, foi definido como objetivo geral deste trabalho analisar a relação da alimentação com o neurodesenvolvimento. Como objetivos específicos, analisar as influências do desequilíbrio nutricional no desempenho escolar; compreender o impacto do estado nutricional no desempenho dos neurotransmissores; e identificar as possibilidades de intervenção nutricional que potencializam a aprendizagem. Os resultados indicaram que o desenvolvimento cerebral, a formação da bainha de mielina, as conexões das áreas cerebrais e a produção dos neurotransmissores necessitam de um consumo de nutrientes que só encontramos na alimentação e suplementação para se desenvolver, impactando diretamente na aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "ALIMENTAÇÃO, NEURODESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID750_11072018205222.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEANE LIRA TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "JOSEANE"
    "autor_email" => "joseanelira2008@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Deparando-se com um leque de dificuldades enfrentadas diariamente no ambiente escolar, os profissionais da educação buscam formas de entender e auxiliar os educandos. Nesse sentido, a neuropsicopedagogia vem ganhando destaque junto aos profissionais da educação, uma vez que estuda a complexidade do funcionamento cerebral e as articulações entre cérebro e comportamento. Uma boa alimentação auxilia no processo de mielinização do sistema nervoso do feto, fazendo com que a velocidade de processamento de informações seja mais rápida. O estágio final de maturação ontogenética do sistema nervoso é marcado pelo processo de mielinização, que se inicia no útero (sexto mês de vida intra-uterina), se intensifica após o nascimento (por volta dos dois anos), e prossegue às vezes até a terceira década. Sabendo que a nutrição do feto prepara o cenário para a vida após o nascimento, surgiu o interesse de se investigar a alimentação no processo de aprendizagem a partir de um olhar neuropsicopedagógico. Sendo assim, foram levantados os seguintes questionamentos: Qual a relação da alimentação com o neurodesenvolvimento? Como o desequilíbrio nutricional afeta o desempenho escolar? Qual impacto do estado nutricional no desempenho dos neurotransmissores? Quais as possíveis intervenções nutricionais que potencializam a aprendizagem? A partir dessas questões, com base numa pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, foi definido como objetivo geral deste trabalho analisar a relação da alimentação com o neurodesenvolvimento. Como objetivos específicos, analisar as influências do desequilíbrio nutricional no desempenho escolar; compreender o impacto do estado nutricional no desempenho dos neurotransmissores; e identificar as possibilidades de intervenção nutricional que potencializam a aprendizagem. Os resultados indicaram que o desenvolvimento cerebral, a formação da bainha de mielina, as conexões das áreas cerebrais e a produção dos neurotransmissores necessitam de um consumo de nutrientes que só encontramos na alimentação e suplementação para se desenvolver, impactando diretamente na aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.