O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência na construção de modelos didáticos para o ensino de Biologia, com ênfase nas alterações cromossômicas estruturais. A Citogenética é caracterizada como parte da Genética que estuda as anomalias hereditárias e por apresentar uma bagagem de conteúdos de natureza microscópica, por vezes, limita o docente em sua prática. Esta condição mostra-se como um o desafio para possibilidade de utilização de recursos didáticos que estimulem uma aproximação com o real. Para tal, se faz necessário a aplicação de alternativas pedagógicas inovadoras e atrativas. Diante deste desafio, a construção do modelo didático relatado, foi realizada por discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco, durante as aulas da disciplina Introdução a Citogenética. Os materiais foram: flutuadores de piscina coloridos, botões, palitos, fitas, elásticos, estilete, régua, linha de costura e agulha. Desta forma, com fins didáticos, foram elaborados quatro cromossomos com características distintas, cada um com suas particularidades e abordagens de conceitos que se completam. Após a construção, o mesmo foi apresentado, possibilitando a reflexão sobre a sua aplicabilidade em sala de aula. A utilização do modelo desenvolvido mostrou-se como uma possibilidade de estratégia, que através da ludicidade quebra os aspectos tradicionais de ensino e facilita o desenvolvimento dos saberes conceituais de citogenética a respeito das alterações cromossômicas estruturais. Contudo, cabe ao professor dinamizar o uso destes instrumentos para tornar a abordagem de conteúdos abstratos mais tangíveis e palpáveis.