Esta atividade apresentada neste artigo é resultado de vivências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB, da Licenciatura em Química, que se faz presente na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Hortensio de Sousa Ribeiro na cidade de Campina Grande - PB. Para tanto, este trabalho teve como objetivo, desenvolver uma experimentação problematizadora em química envolvendo a oxidação do ferro. Participaram das atividades, estudantes do 2º ano do ensino médio da mesma instituição. Para a coleta de dados foram utilizados questionários semi-estruturados e analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados apresentados nesta atividade apontaram a necessidade da inserção de práticas que valorizem a reflexão, o senso crítico dentro de um espaço social e igualitário de forma mais efetiva, tendo em vista às práticas presentes no espaço escolar, com fortes elementos da pedagogia ‘opressora’, valorizando a memorização de fórmulas e conceitos prontos e acabados, comprometendo de forma significativa o entendimento dos conhecimentos científicos com comprometimento social e o exercício da cidadania.