Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO E APREDIZAGEM DE GEOMETRIA COM O GEOGEBRA NA E.E.E.F. ANDRÉ VIDAL DE NEGREIRO CUITÉ/PB

"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4701
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 367
    "inscrito_id" => 717
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO E APREDIZAGEM DE GEOMETRIA COM O GEOGEBRA NA E.E.E.F. ANDRÉ VIDAL DE NEGREIRO CUITÉ/PB"
    "resumo" => "O ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos como, por exemplo, ângulo, polígonos, paralelismo, simetrias, congruências e certas propriedades são de fundamental importância em todas as séries da educação básica, tendo em vista que a percepção da geometria que nos rodeia permite-nos tomar certas decisões perante situações do dia-a-dia que envolve medidas de comprimento, área e volume.  Neste trabalho, apresentaremos ideias que podem servir como ponto de partida para um plano de ensino desses conceitos geométricos, baseadas na experiência de utilizar o software livre GeoGebra nas aulas de matemática da  E. E. E. F. André Vidal de Negreiros. Por ser um ambiente dinâmico, o GeoGebra se mostra bastante eficaz no ensino e aprendizagem de conceitos geométricos uma vez que o aluno ao construir os entes geométricos pode manipulá-los e modificá-los posteriormente, algo que não pode ser feito com aulas expositivas tradicionais. Desta forma, possibilitando aluno tirar conclusões e levantar hipóteses que relacionem ângulos, medidas de segmentos, perímetros e áreas. Com estes princípios e metodologias descritos propomos aos alunos da E. E. E. F. André Vidal de Negreiros atividades que provocaram, de forma muito natural, momentos de intenso raciocínio matemático, com grande aceitação e consequente aprendizado dos conteúdos."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_04_10_2013_23_45_29_idinscrito_717_2a298364c0e59d0af9ef93d25493000e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERIVALDO BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GERIVALDO BEZERRA"
    "autor_email" => "gerivaldo_sjpb@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4701
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 367
    "inscrito_id" => 717
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO E APREDIZAGEM DE GEOMETRIA COM O GEOGEBRA NA E.E.E.F. ANDRÉ VIDAL DE NEGREIRO CUITÉ/PB"
    "resumo" => "O ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos como, por exemplo, ângulo, polígonos, paralelismo, simetrias, congruências e certas propriedades são de fundamental importância em todas as séries da educação básica, tendo em vista que a percepção da geometria que nos rodeia permite-nos tomar certas decisões perante situações do dia-a-dia que envolve medidas de comprimento, área e volume.  Neste trabalho, apresentaremos ideias que podem servir como ponto de partida para um plano de ensino desses conceitos geométricos, baseadas na experiência de utilizar o software livre GeoGebra nas aulas de matemática da  E. E. E. F. André Vidal de Negreiros. Por ser um ambiente dinâmico, o GeoGebra se mostra bastante eficaz no ensino e aprendizagem de conceitos geométricos uma vez que o aluno ao construir os entes geométricos pode manipulá-los e modificá-los posteriormente, algo que não pode ser feito com aulas expositivas tradicionais. Desta forma, possibilitando aluno tirar conclusões e levantar hipóteses que relacionem ângulos, medidas de segmentos, perímetros e áreas. Com estes princípios e metodologias descritos propomos aos alunos da E. E. E. F. André Vidal de Negreiros atividades que provocaram, de forma muito natural, momentos de intenso raciocínio matemático, com grande aceitação e consequente aprendizado dos conteúdos."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_04_10_2013_23_45_29_idinscrito_717_2a298364c0e59d0af9ef93d25493000e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERIVALDO BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GERIVALDO BEZERRA"
    "autor_email" => "gerivaldo_sjpb@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

O ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos como, por exemplo, ângulo, polígonos, paralelismo, simetrias, congruências e certas propriedades são de fundamental importância em todas as séries da educação básica, tendo em vista que a percepção da geometria que nos rodeia permite-nos tomar certas decisões perante situações do dia-a-dia que envolve medidas de comprimento, área e volume. Neste trabalho, apresentaremos ideias que podem servir como ponto de partida para um plano de ensino desses conceitos geométricos, baseadas na experiência de utilizar o software livre GeoGebra nas aulas de matemática da E. E. E. F. André Vidal de Negreiros. Por ser um ambiente dinâmico, o GeoGebra se mostra bastante eficaz no ensino e aprendizagem de conceitos geométricos uma vez que o aluno ao construir os entes geométricos pode manipulá-los e modificá-los posteriormente, algo que não pode ser feito com aulas expositivas tradicionais. Desta forma, possibilitando aluno tirar conclusões e levantar hipóteses que relacionem ângulos, medidas de segmentos, perímetros e áreas. Com estes princípios e metodologias descritos propomos aos alunos da E. E. E. F. André Vidal de Negreiros atividades que provocaram, de forma muito natural, momentos de intenso raciocínio matemático, com grande aceitação e consequente aprendizado dos conteúdos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.