Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O AGENTE COMUNITÁRIO DE EDUCAÇÃO COMO FORMA DE AUXILIAR NA EDUCAÇÃO DOS ALUNOS

Palavra-chaves: AGENTE COMUNITÁRIO, EDUCAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47936
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1323
    "inscrito_id" => 4310
    "titulo" => "O AGENTE COMUNITÁRIO DE EDUCAÇÃO COMO FORMA DE AUXILIAR NA EDUCAÇÃO DOS ALUNOS"
    "resumo" => "Este artigo traz uma discussão sobre a educação contemporânea e os desafios a serem superados, aprendizagem insatisfatória e insuficiente, evasão escolar, infrequência dos alunos, repetência, aulas ministradas não contemplando a realidade cotidiana do aluno, a falta de auxílio e acompanhamento individual, etc. Para diminuir tais problemas o presente trabalho apresenta uma sugestão de auxílio, adotar o Agente Comunitário de Educação realizando visitas domiciliares, elaborando relatórios da situação em que o aluno e sua família se encontram, participando de reuniões e traçando planos estratégicos de ajuda a esses alunos. Para isso, realizamos pesquisas teóricas com contribuições de autores tais como: Freire (1996); Plano Nacional de Educação (2014); Piaget (1996) e (2007); Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996); Arroyo (2000) e (2012); Saviani (2009); Gentili (1995); Gouveia (2006); Habermas (1997); Weber (2001); Sacristán (2001); Rapapport (1984), Esteves (2004); Silva (2003); Luckesi (1994); entre outros que fundamental nossa abordagem sobre a educação de qualidade e os desafios que a mesma enfrenta para melhorar seus índices de rendimentos e permanência do aluno na escola. Dessa forma é mencionado sobretudo a importância de um Agente Comunitário de Educação que auxilie os professores, o núcleo gestor e os alunos na superação de tantos problemas contemporâneos que afetam diretamente a educação que deveria ser ofertada de qualidade para todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => "AGENTE COMUNITÁRIO, EDUCAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID4310_04092018164403.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VENÂNCIO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA VENÂNCIO"
    "autor_email" => "mariavenancio01@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47936
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1323
    "inscrito_id" => 4310
    "titulo" => "O AGENTE COMUNITÁRIO DE EDUCAÇÃO COMO FORMA DE AUXILIAR NA EDUCAÇÃO DOS ALUNOS"
    "resumo" => "Este artigo traz uma discussão sobre a educação contemporânea e os desafios a serem superados, aprendizagem insatisfatória e insuficiente, evasão escolar, infrequência dos alunos, repetência, aulas ministradas não contemplando a realidade cotidiana do aluno, a falta de auxílio e acompanhamento individual, etc. Para diminuir tais problemas o presente trabalho apresenta uma sugestão de auxílio, adotar o Agente Comunitário de Educação realizando visitas domiciliares, elaborando relatórios da situação em que o aluno e sua família se encontram, participando de reuniões e traçando planos estratégicos de ajuda a esses alunos. Para isso, realizamos pesquisas teóricas com contribuições de autores tais como: Freire (1996); Plano Nacional de Educação (2014); Piaget (1996) e (2007); Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996); Arroyo (2000) e (2012); Saviani (2009); Gentili (1995); Gouveia (2006); Habermas (1997); Weber (2001); Sacristán (2001); Rapapport (1984), Esteves (2004); Silva (2003); Luckesi (1994); entre outros que fundamental nossa abordagem sobre a educação de qualidade e os desafios que a mesma enfrenta para melhorar seus índices de rendimentos e permanência do aluno na escola. Dessa forma é mencionado sobretudo a importância de um Agente Comunitário de Educação que auxilie os professores, o núcleo gestor e os alunos na superação de tantos problemas contemporâneos que afetam diretamente a educação que deveria ser ofertada de qualidade para todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => "AGENTE COMUNITÁRIO, EDUCAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID4310_04092018164403.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VENÂNCIO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA VENÂNCIO"
    "autor_email" => "mariavenancio01@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo traz uma discussão sobre a educação contemporânea e os desafios a serem superados, aprendizagem insatisfatória e insuficiente, evasão escolar, infrequência dos alunos, repetência, aulas ministradas não contemplando a realidade cotidiana do aluno, a falta de auxílio e acompanhamento individual, etc. Para diminuir tais problemas o presente trabalho apresenta uma sugestão de auxílio, adotar o Agente Comunitário de Educação realizando visitas domiciliares, elaborando relatórios da situação em que o aluno e sua família se encontram, participando de reuniões e traçando planos estratégicos de ajuda a esses alunos. Para isso, realizamos pesquisas teóricas com contribuições de autores tais como: Freire (1996); Plano Nacional de Educação (2014); Piaget (1996) e (2007); Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996); Arroyo (2000) e (2012); Saviani (2009); Gentili (1995); Gouveia (2006); Habermas (1997); Weber (2001); Sacristán (2001); Rapapport (1984), Esteves (2004); Silva (2003); Luckesi (1994); entre outros que fundamental nossa abordagem sobre a educação de qualidade e os desafios que a mesma enfrenta para melhorar seus índices de rendimentos e permanência do aluno na escola. Dessa forma é mencionado sobretudo a importância de um Agente Comunitário de Educação que auxilie os professores, o núcleo gestor e os alunos na superação de tantos problemas contemporâneos que afetam diretamente a educação que deveria ser ofertada de qualidade para todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.