Este artigo traz uma discussão sobre a educação contemporânea e os desafios a serem superados, aprendizagem insatisfatória e insuficiente, evasão escolar, infrequência dos alunos, repetência, aulas ministradas não contemplando a realidade cotidiana do aluno, a falta de auxílio e acompanhamento individual, etc. Para diminuir tais problemas o presente trabalho apresenta uma sugestão de auxílio, adotar o Agente Comunitário de Educação realizando visitas domiciliares, elaborando relatórios da situação em que o aluno e sua família se encontram, participando de reuniões e traçando planos estratégicos de ajuda a esses alunos. Para isso, realizamos pesquisas teóricas com contribuições de autores tais como: Freire (1996); Plano Nacional de Educação (2014); Piaget (1996) e (2007); Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996); Arroyo (2000) e (2012); Saviani (2009); Gentili (1995); Gouveia (2006); Habermas (1997); Weber (2001); Sacristán (2001); Rapapport (1984), Esteves (2004); Silva (2003); Luckesi (1994); entre outros que fundamental nossa abordagem sobre a educação de qualidade e os desafios que a mesma enfrenta para melhorar seus índices de rendimentos e permanência do aluno na escola. Dessa forma é mencionado sobretudo a importância de um Agente Comunitário de Educação que auxilie os professores, o núcleo gestor e os alunos na superação de tantos problemas contemporâneos que afetam diretamente a educação que deveria ser ofertada de qualidade para todos.