Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

JOGOS POPULARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO PIBID

"2013-10-15 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4830
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 102
    "inscrito_id" => 337
    "titulo" => "JOGOS POPULARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO PIBID"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID), do Curso de Educação Física, da Universidade Estadual da Paraíba é uma nova experiência na formação a pratica profissional, que proporciona aos alunos vivência significativa na educação básica, possibilitando ingresso na carreira docente, incentivando e inserindo o licenciando na realidade da escola pública. Podemos trançar um elo com a Educação Física escolar, a qual tem como objetivo o estudo da cultura do movimento em sua plenitude e visa contemplar a formação do indivíduo através da análise crítico-reflexiva fazendo-o compreender o mundo que o cerca. Partindo desse pressuposto este estudo teve como objetivo relatar e discutir a importância de se resgatar a cultura dos jogos populares através de atividade desenvolvidas no PIBID, considerando como recurso metodológico ações que viabilizem um conhecimento crítico e inovador. Dessa forma, uma das ações do PIBID - Educação Física teve como norte a sustentabilidade e propôs um jogo teatral e oficina pedagógica com a comunidade escolar proporcionando a construção de brinquedos populares que remetiam a reutilização de materiais sustentáveis. Nessa perspectiva o programa proporciona ao processo ensino/aprendizagem uma contribuição para a melhoria no processo de sistematização do conhecimento, bem como na preparação para a prática docente."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_26_09_2013_11_49_25_idinscrito_337_f34e4a96ff5f2e3dfee4ab9ca8715912.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO DA SILVA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO GOMES"
    "autor_email" => "ricardos.gomes2008@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4830
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 102
    "inscrito_id" => 337
    "titulo" => "JOGOS POPULARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO PIBID"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID), do Curso de Educação Física, da Universidade Estadual da Paraíba é uma nova experiência na formação a pratica profissional, que proporciona aos alunos vivência significativa na educação básica, possibilitando ingresso na carreira docente, incentivando e inserindo o licenciando na realidade da escola pública. Podemos trançar um elo com a Educação Física escolar, a qual tem como objetivo o estudo da cultura do movimento em sua plenitude e visa contemplar a formação do indivíduo através da análise crítico-reflexiva fazendo-o compreender o mundo que o cerca. Partindo desse pressuposto este estudo teve como objetivo relatar e discutir a importância de se resgatar a cultura dos jogos populares através de atividade desenvolvidas no PIBID, considerando como recurso metodológico ações que viabilizem um conhecimento crítico e inovador. Dessa forma, uma das ações do PIBID - Educação Física teve como norte a sustentabilidade e propôs um jogo teatral e oficina pedagógica com a comunidade escolar proporcionando a construção de brinquedos populares que remetiam a reutilização de materiais sustentáveis. Nessa perspectiva o programa proporciona ao processo ensino/aprendizagem uma contribuição para a melhoria no processo de sistematização do conhecimento, bem como na preparação para a prática docente."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_26_09_2013_11_49_25_idinscrito_337_f34e4a96ff5f2e3dfee4ab9ca8715912.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO DA SILVA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO GOMES"
    "autor_email" => "ricardos.gomes2008@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID), do Curso de Educação Física, da Universidade Estadual da Paraíba é uma nova experiência na formação a pratica profissional, que proporciona aos alunos vivência significativa na educação básica, possibilitando ingresso na carreira docente, incentivando e inserindo o licenciando na realidade da escola pública. Podemos trançar um elo com a Educação Física escolar, a qual tem como objetivo o estudo da cultura do movimento em sua plenitude e visa contemplar a formação do indivíduo através da análise crítico-reflexiva fazendo-o compreender o mundo que o cerca. Partindo desse pressuposto este estudo teve como objetivo relatar e discutir a importância de se resgatar a cultura dos jogos populares através de atividade desenvolvidas no PIBID, considerando como recurso metodológico ações que viabilizem um conhecimento crítico e inovador. Dessa forma, uma das ações do PIBID - Educação Física teve como norte a sustentabilidade e propôs um jogo teatral e oficina pedagógica com a comunidade escolar proporcionando a construção de brinquedos populares que remetiam a reutilização de materiais sustentáveis. Nessa perspectiva o programa proporciona ao processo ensino/aprendizagem uma contribuição para a melhoria no processo de sistematização do conhecimento, bem como na preparação para a prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.