Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O RESGATE HISTÓRICO DO MAGISTÉRIO SUPERIOR MILITAR NAVAL: O OLHAR DOS SEUS INTEGRANTES

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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo tem por objetivos resgatar e apresentar um período histórico, entre as décadas de 1960 e 1970, vivido na Escola Naval (EN) quando da incorporação, por concurso público, de oficiais dos diversos corpos e quadros para comporem o seu corpo de professores efetivos. Este estudo é de cunho qualitativo, com pesquisa documental, apoiada em diversos documentos históricos existentes na Secretaria Escolar da instituição, e bibliográfica como técnicas exploratórias. Utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, um questionário com perguntas abertas, procurando dar voz aos integrantes do magistério militar naval, senhores com idade média atual acima dos 75 anos. A Lei no 4.128/1962 estipulava para a admissão de professores efetivos para a Marinha que deveria haver um concurso público de títulos e de provas, no qual poderiam concorrer militares e civis. Para a constituição desse quadro, foram realizados quatro concursos, o primeiro em 1968 e o último em 1973, com a aprovação de um total de 42 militares, além de professores civis. Os professores militares ministravam aulas fardados e, em paralelo, podiam exercer outras atividades ou funções em empresas privadas, mas participavam de comissões de trabalhos e de bancas examinadoras de concursos. Ao final, foi possível perceber nas falas dos docentes militares, personagens de uma vivência única e rica na EN, a clara importância em se aliar o conhecimento técnico e pedagógico ao comprometimento com a Força Armada, sendo considerados ainda exemplos extremamente positivos para a construção da identidade militar dos que foram por eles formados.

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