Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O JORNAL IMPRESSO ESTRATÉGIA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: JORNAL IMPRESSO, DIVULGAÇÃO CIENTIFICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, DIAS ATUAIS, DIAS ATUAIS Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48137
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2074
    "inscrito_id" => 9873
    "titulo" => "O JORNAL IMPRESSO ESTRATÉGIA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Nas últimas décadas, acompanhamos diferentes discursos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) como estratégias de ensino mediante comunicação interativa e digital. Neste texto, buscamos verificar a trajetória histórica do jornal impresso nos dias atuais e no Amazonas, pois diante de vários avanços tecnológicos nos perguntamos sobre a sobrevivência dos meios de comunicação de massa mais antigos da sociedade, após analisamos o jornal impresso como estratégia da Divulgação Cientifica para o Ensino de Ciências. A metodologia baseou-se em uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, tipo de pesquisa bibliográfica e documental. Para promovermos a discussão aqui proposta primeiramente apontaremos alguns argumentos sobre o jornal impresso nos dias atuais. Para isto recorremos a autores como Johnson, Martins, Luca, Amadei e documento Brasil. Em seguida, discutimos sobre o jornal impresso no Amazonas. Neste momento, utilizamos como suporte teórico os textos de Souza, Taveira, Azevedo e Pinheiro. Por fim, buscamos o jornal impresso como estratégia da Divulgação Cientifica para o Ensino de Ciências. Utilizamos como suporte teórico, Azevedo e Nascimento. Sendo assim, os resultados apontam que o jornal impresso já sofreu decretos de óbito inúmeras vezes, com o surgimento do avanço tecnológico, mas, que continua fazendo e disseminando histórias, pois um recurso vivo é aquele que busca no velho algo novo, que transcende em um ritmo equilibrado com vista à sociedade atual. Dessa forma, acreditamos que a produção deste estudo proporcionou um (re)pensar sobre a história viva do jornal impresso para a Divulgação da Ciência na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JORNAL IMPRESSO, DIVULGAÇÃO CIENTIFICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, DIAS ATUAIS, DIAS ATUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID9873_09092018191306.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARGICELY LEDA DE AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "ARGICELY LEDA DE AZEVEDO"
    "autor_email" => "argicely.pedpsi@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48137
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2074
    "inscrito_id" => 9873
    "titulo" => "O JORNAL IMPRESSO ESTRATÉGIA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Nas últimas décadas, acompanhamos diferentes discursos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) como estratégias de ensino mediante comunicação interativa e digital. Neste texto, buscamos verificar a trajetória histórica do jornal impresso nos dias atuais e no Amazonas, pois diante de vários avanços tecnológicos nos perguntamos sobre a sobrevivência dos meios de comunicação de massa mais antigos da sociedade, após analisamos o jornal impresso como estratégia da Divulgação Cientifica para o Ensino de Ciências. A metodologia baseou-se em uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, tipo de pesquisa bibliográfica e documental. Para promovermos a discussão aqui proposta primeiramente apontaremos alguns argumentos sobre o jornal impresso nos dias atuais. Para isto recorremos a autores como Johnson, Martins, Luca, Amadei e documento Brasil. Em seguida, discutimos sobre o jornal impresso no Amazonas. Neste momento, utilizamos como suporte teórico os textos de Souza, Taveira, Azevedo e Pinheiro. Por fim, buscamos o jornal impresso como estratégia da Divulgação Cientifica para o Ensino de Ciências. Utilizamos como suporte teórico, Azevedo e Nascimento. Sendo assim, os resultados apontam que o jornal impresso já sofreu decretos de óbito inúmeras vezes, com o surgimento do avanço tecnológico, mas, que continua fazendo e disseminando histórias, pois um recurso vivo é aquele que busca no velho algo novo, que transcende em um ritmo equilibrado com vista à sociedade atual. Dessa forma, acreditamos que a produção deste estudo proporcionou um (re)pensar sobre a história viva do jornal impresso para a Divulgação da Ciência na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JORNAL IMPRESSO, DIVULGAÇÃO CIENTIFICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, DIAS ATUAIS, DIAS ATUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID9873_09092018191306.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARGICELY LEDA DE AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "ARGICELY LEDA DE AZEVEDO"
    "autor_email" => "argicely.pedpsi@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Nas últimas décadas, acompanhamos diferentes discursos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) como estratégias de ensino mediante comunicação interativa e digital. Neste texto, buscamos verificar a trajetória histórica do jornal impresso nos dias atuais e no Amazonas, pois diante de vários avanços tecnológicos nos perguntamos sobre a sobrevivência dos meios de comunicação de massa mais antigos da sociedade, após analisamos o jornal impresso como estratégia da Divulgação Cientifica para o Ensino de Ciências. A metodologia baseou-se em uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, tipo de pesquisa bibliográfica e documental. Para promovermos a discussão aqui proposta primeiramente apontaremos alguns argumentos sobre o jornal impresso nos dias atuais. Para isto recorremos a autores como Johnson, Martins, Luca, Amadei e documento Brasil. Em seguida, discutimos sobre o jornal impresso no Amazonas. Neste momento, utilizamos como suporte teórico os textos de Souza, Taveira, Azevedo e Pinheiro. Por fim, buscamos o jornal impresso como estratégia da Divulgação Cientifica para o Ensino de Ciências. Utilizamos como suporte teórico, Azevedo e Nascimento. Sendo assim, os resultados apontam que o jornal impresso já sofreu decretos de óbito inúmeras vezes, com o surgimento do avanço tecnológico, mas, que continua fazendo e disseminando histórias, pois um recurso vivo é aquele que busca no velho algo novo, que transcende em um ritmo equilibrado com vista à sociedade atual. Dessa forma, acreditamos que a produção deste estudo proporcionou um (re)pensar sobre a história viva do jornal impresso para a Divulgação da Ciência na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.