O presente trabalho relata uma proposta de experimentação de leitura e produção de texto com duas turmas do 7º ano do ensino fundamental 2, de uma escola da rede privada, situada em Arapiraca, Alagoas. A proposta utilizou como ferramenta principal o paradidático Correndo contra o destino, de Raul Drewnick, e teve como objetivo alcançar uma vivência de leitura significativa, em que a partir do contato com o texto os alunos pudessem passar por um processo de significação da leitura literária, discutindo, mostrando suas opiniões e sentimentos para, posteriormente, transformar as partes principais da história em notícias, montando um jornal escrito. A partir da leitura, os alunos puderam não só dizer suas impressões sobre o texto, mas também se posicionar relacionando a literatura com a vida. Além disso, o processo de experimentar a leitura e transformar em notícia, possibilitou a prática da produção textual e aproximação com o gênero e o suporte discutido no livro didático. Esses adolescentes mostraram que podem se posicionar diante de textos e situações que trazem temas complexos. Diante disso, estamos certos que os objetivos propostos foram concluídos e que, se não atingimos o perfil de leitor literário, pelo menos um grande passo já foi dado.