Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: A EXPERIÊNCIA NO PIBID

"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4810
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 212
    "inscrito_id" => 1002
    "titulo" => "FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: A EXPERIÊNCIA NO PIBID"
    "resumo" => "RESUMOEste artigo tem como objetivo expor a experiência de estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba  - Campus I, numa escola estadual em Campina Grande-PB, e refletir sobre a importância do Pibid na sua formação inicial. São apresentadas breves informações a respeito do Pibid, caracterização da escola e da sala de aula onde está ocorrendo a vivência, alguns dados dos sujeitos envolvidos no processo e descrição de atividades de intervenção realizadas no cotidiano da sala de aula, dando destaque a projetos considerados significativos para a construção de conhecimentos por parte das bolsistas e das crianças. A reflexão, enfocando a influência que um programa dessa natureza exerce sobre o processo formativo de professores, acontece ao longo da narrativa com o aporte teórico de documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Diretrizes Operacionais para o Funcionamento das Escolas da Rede Estadual de Ensino – 2013, além de autores como Pimenta (2012), Sartori (2011), Faria (2009), Pimenta e Lima (2004), dentre outros. Ainda em andamento, a experiência vem mostrando a necessidade de maior articulação entre teoria e prática na graduação, e como as atividades desenvolvidas no âmbito escolar estão provocando impacto positivo na formação dessas estudantes."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_27_09_2013_20_34_03_idinscrito_1002_bb9fbfa0de096de3f1000b0cd691b412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NICIELMA CRISTINA FARIAS DA SILVA VITURIANO"
    "autor_nome_curto" => "NICIELMA VITURIANO"
    "autor_email" => "nicielmacristina@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4810
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 212
    "inscrito_id" => 1002
    "titulo" => "FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: A EXPERIÊNCIA NO PIBID"
    "resumo" => "RESUMOEste artigo tem como objetivo expor a experiência de estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba  - Campus I, numa escola estadual em Campina Grande-PB, e refletir sobre a importância do Pibid na sua formação inicial. São apresentadas breves informações a respeito do Pibid, caracterização da escola e da sala de aula onde está ocorrendo a vivência, alguns dados dos sujeitos envolvidos no processo e descrição de atividades de intervenção realizadas no cotidiano da sala de aula, dando destaque a projetos considerados significativos para a construção de conhecimentos por parte das bolsistas e das crianças. A reflexão, enfocando a influência que um programa dessa natureza exerce sobre o processo formativo de professores, acontece ao longo da narrativa com o aporte teórico de documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Diretrizes Operacionais para o Funcionamento das Escolas da Rede Estadual de Ensino – 2013, além de autores como Pimenta (2012), Sartori (2011), Faria (2009), Pimenta e Lima (2004), dentre outros. Ainda em andamento, a experiência vem mostrando a necessidade de maior articulação entre teoria e prática na graduação, e como as atividades desenvolvidas no âmbito escolar estão provocando impacto positivo na formação dessas estudantes."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_27_09_2013_20_34_03_idinscrito_1002_bb9fbfa0de096de3f1000b0cd691b412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NICIELMA CRISTINA FARIAS DA SILVA VITURIANO"
    "autor_nome_curto" => "NICIELMA VITURIANO"
    "autor_email" => "nicielmacristina@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

RESUMOEste artigo tem como objetivo expor a experiência de estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba - Campus I, numa escola estadual em Campina Grande-PB, e refletir sobre a importância do Pibid na sua formação inicial. São apresentadas breves informações a respeito do Pibid, caracterização da escola e da sala de aula onde está ocorrendo a vivência, alguns dados dos sujeitos envolvidos no processo e descrição de atividades de intervenção realizadas no cotidiano da sala de aula, dando destaque a projetos considerados significativos para a construção de conhecimentos por parte das bolsistas e das crianças. A reflexão, enfocando a influência que um programa dessa natureza exerce sobre o processo formativo de professores, acontece ao longo da narrativa com o aporte teórico de documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Diretrizes Operacionais para o Funcionamento das Escolas da Rede Estadual de Ensino – 2013, além de autores como Pimenta (2012), Sartori (2011), Faria (2009), Pimenta e Lima (2004), dentre outros. Ainda em andamento, a experiência vem mostrando a necessidade de maior articulação entre teoria e prática na graduação, e como as atividades desenvolvidas no âmbito escolar estão provocando impacto positivo na formação dessas estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.