O presente trabalho examinou os modelos e representações da ligação química covalente coordenada concebida por estudantes concluintes da formação inicial de química de uma instituição de ensino superior no estado da Paraíba, bem como a presença desse modelo nos livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio – 2012-2014 e nos livros indicados na ementa da disciplina Química Geral I adotados na Instituição de Ensino Superior pesquisada. Como instrumento metodológico nesta pesquisa, foi aplicado um questionário semiestruturado aos concluintes do curso de licenciatura em química e analisada a partir da análise de conteúdo. Verificou-se por um lado, a falta de domínio no conteúdo por parte dos estudantes pesquisados e por outro lado, abordagens divergentes quanto às modelagens e terminologias apresentadas nos livros pesquisados, bem como ficou evidente que a formação inicial dos estudantes pesquisados, reforça os conceitos apresentados nos livros didáticos do ensino médio, por mais que os estudantes na sua grande maioria não apontaram a existência das diferentes abordagens na literatura dos níveis: superior e médio. Inferimos que tais constatações comprometem significativamente na compreensão da natureza da ciência e principalmente, nas rupturas conceituais nos diversos níveis de ensino.