O trabalho busca identificar quais são os objetivos das aulas de Química desenvolvidas no ensino médio e de que forma elas são ministradas, defende que o desenvolvimento do Ensino de Química na educação básica brasileira relaciona-se com inúmeros fatores que, de certa forma, o condicionam na contemporaneidade. Também se exige que o Educador Químico tenha conhecimentos básicos de História e História da Química, Filosofia, Sociologia, Ecologia, Economia, Biologia, Matemática, Psicologia e Inteligência Emocional Sólida e rendimentos sociais, segundo os PCN (1997). Seguramente a relevância científica e social da experimentação em Química possuem um lugar privilegiado na metodologia científica, tendo adquirido características de indução e dedução capazes de solucionar as situações-problemas da sociedade. Neste prisma, defende-se a busca por estratégias que realmente aproximem o aluno da compreensão do que a função e o estudo da química requerem e, para tanto é preciso, contextualizar um currículo, focar o conteúdo que está imerso no que é motivador para o aluno, considerando o que é essencial que o estudante domine. Por tudo isso, conclui-se que é necessário e urgente repensar o que é ensinado, como se ensina e, para o que se ensina. Isto exige além de outros conhecimentos que se pense num currículo que apresente conteúdos e tópicos que despertem um interesse real no estudante, mas que contribuam com a compreensão da Química como ciência, bem como a sua importância para a vida humana.