O mundo vivencia uma crise ambiental resultante de fatores diversos, como a explosão demográfica e o acelerado desenvolvimento da sociedade contemporânea, decorrente do crescimento econômico das nações e, consequentemente, do consumo. Tais fatores dentre têm provocado degradação no meio ambiente, como aquecimento global, chuva ácida, perda da biodiversidade, dentre outros fatores, que alertam para os diferentes modos e costumes das sociedades humanas e suas relações com o meio ambiente. Assim, há que se pensar políticas públicas de preservação eficientes, como fator importante à sobrevivência no planeta e como compromisso e responsabilidade que todos devem assumir. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas didático-metodológicas voltadas para a Educação Ambiental desenvolvidas nos anos finais do Ensino Fundamental, na Unidade Integrada Municipal Coelho Neto, em Caxias, estado do Maranhão, com ênfase na preservação do Riacho São José. Tendo em vista a realidade verificada constatou-se a necessidade de conhecimentos mais aprofundados de como se constituem as práticas didático-pedagógicas no processo de preservação do meio ambiente, levando em consideração os rápidos avanços tecnológicos que demandam exploração dos recursos naturais. Esta pesquisa desenvolveu-se por meio de revisão bibliográfica, que permitiu caracterizar a partir de uma visão geral, o objeto pesquisado, além de pesquisa de campo, onde ambas serviram de suporte teórico-prático para a compreensão e análise do objeto de estudo.