BATISTA, José Willamis Do Nascimento. Monitoria: relato de experiência na disciplina dança. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47886>. Acesso em: 04/11/2024 19:45
A monitoria é definida como um serviço de apoio pedagógico oferecido aos alunos interessados em aprofundar os conteúdos, bem como solucionar dificuldades em relação à matéria trabalhada em aula. Sendo assim, ela surge no anseio de fornecer uma estratégia pedagógica que vise melhorar o entendimento dos alunos com relação aos conteúdos que são trabalhados dentro da sala de aula e por isso é compreendida também como uma modalidade de ensino e aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo descrever a experiência de monitoria na disciplina de Dança, ofertada pelo curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória. Trata-se de uma pesquisa descritiva, onde através de relato de experiência sistematizamos nossas ações. A disciplina é ofertada no quarto período do curso e tem carga horária total de 54 horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas. Os conteúdos da disciplina eram ministrados a partir de uma abordagem teórica e prática, com ênfase em sua aplicação na escola. Nos resultados e discussão discorremos sobre o Processo de ensino aprendizagem, Prática docente, Atualização do conteúdo, e Relação monitor-aluno. È imprescindível entender a monitoria não só como meio de esclarecer as dúvidas dos discentes, mas sim adequar ações-reflexões numa perspectiva holística e humanizadora, entendendo as dimensões sociais, culturais e afetivas, travadas nas relações inter-pessoais (professor-monitor-aluno) que se estabelecem durante o período em que ocorre a monitoria.