Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MONITORIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DANÇA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, DANÇA, MONITORIA Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47886
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 693
    "inscrito_id" => 3025
    "titulo" => "MONITORIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DANÇA"
    "resumo" => "A monitoria é definida como um serviço de apoio pedagógico oferecido aos alunos interessados em aprofundar os conteúdos, bem como solucionar dificuldades em relação à matéria trabalhada em aula. Sendo assim, ela surge no anseio de fornecer uma estratégia pedagógica que vise melhorar o entendimento dos alunos com relação aos conteúdos que são trabalhados dentro da sala de aula e por isso é compreendida também como uma modalidade de ensino e aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo descrever a experiência de monitoria na disciplina de Dança, ofertada pelo curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória. Trata-se de uma pesquisa descritiva, onde através de relato de      experiência sistematizamos nossas ações.   A disciplina é ofertada no quarto período do curso e tem carga horária total de 54 horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas.  Os conteúdos da disciplina eram ministrados a partir de uma abordagem teórica e prática, com ênfase em sua aplicação na escola.  Nos resultados e discussão discorremos sobre o Processo de ensino aprendizagem, Prática docente, Atualização do conteúdo, e Relação monitor-aluno. È imprescindível entender a monitoria não só como meio de esclarecer as dúvidas dos discentes, mas sim adequar ações-reflexões numa perspectiva holística e humanizadora, entendendo as dimensões sociais, culturais e afetivas, travadas nas relações inter-pessoais (professor-monitor-aluno) que se estabelecem durante o período em que ocorre a monitoria."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, DANÇA, MONITORIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID3025_17082018152605.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ WILLAMIS DO NASCIMENTO BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ WILLAMIS"
    "autor_email" => "willamis1994@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47886
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 693
    "inscrito_id" => 3025
    "titulo" => "MONITORIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DANÇA"
    "resumo" => "A monitoria é definida como um serviço de apoio pedagógico oferecido aos alunos interessados em aprofundar os conteúdos, bem como solucionar dificuldades em relação à matéria trabalhada em aula. Sendo assim, ela surge no anseio de fornecer uma estratégia pedagógica que vise melhorar o entendimento dos alunos com relação aos conteúdos que são trabalhados dentro da sala de aula e por isso é compreendida também como uma modalidade de ensino e aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo descrever a experiência de monitoria na disciplina de Dança, ofertada pelo curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória. Trata-se de uma pesquisa descritiva, onde através de relato de      experiência sistematizamos nossas ações.   A disciplina é ofertada no quarto período do curso e tem carga horária total de 54 horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas.  Os conteúdos da disciplina eram ministrados a partir de uma abordagem teórica e prática, com ênfase em sua aplicação na escola.  Nos resultados e discussão discorremos sobre o Processo de ensino aprendizagem, Prática docente, Atualização do conteúdo, e Relação monitor-aluno. È imprescindível entender a monitoria não só como meio de esclarecer as dúvidas dos discentes, mas sim adequar ações-reflexões numa perspectiva holística e humanizadora, entendendo as dimensões sociais, culturais e afetivas, travadas nas relações inter-pessoais (professor-monitor-aluno) que se estabelecem durante o período em que ocorre a monitoria."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, DANÇA, MONITORIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID3025_17082018152605.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ WILLAMIS DO NASCIMENTO BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ WILLAMIS"
    "autor_email" => "willamis1994@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A monitoria é definida como um serviço de apoio pedagógico oferecido aos alunos interessados em aprofundar os conteúdos, bem como solucionar dificuldades em relação à matéria trabalhada em aula. Sendo assim, ela surge no anseio de fornecer uma estratégia pedagógica que vise melhorar o entendimento dos alunos com relação aos conteúdos que são trabalhados dentro da sala de aula e por isso é compreendida também como uma modalidade de ensino e aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo descrever a experiência de monitoria na disciplina de Dança, ofertada pelo curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória. Trata-se de uma pesquisa descritiva, onde através de relato de experiência sistematizamos nossas ações. A disciplina é ofertada no quarto período do curso e tem carga horária total de 54 horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas. Os conteúdos da disciplina eram ministrados a partir de uma abordagem teórica e prática, com ênfase em sua aplicação na escola. Nos resultados e discussão discorremos sobre o Processo de ensino aprendizagem, Prática docente, Atualização do conteúdo, e Relação monitor-aluno. È imprescindível entender a monitoria não só como meio de esclarecer as dúvidas dos discentes, mas sim adequar ações-reflexões numa perspectiva holística e humanizadora, entendendo as dimensões sociais, culturais e afetivas, travadas nas relações inter-pessoais (professor-monitor-aluno) que se estabelecem durante o período em que ocorre a monitoria.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.