Este artigo foi desenvolvido com o propósito de relatar e discutir a experiência vivenciada por um grupo de professores em formação participantes como monitores do projeto PIBID Clube de Matemática em uma escola pública da cidade de Monteiro, PB. Quanto à utilização de alguns materiais desenvolvidos e/ou adaptados para auxiliar o ensino e aprendizagem do conjunto e operações dos números inteiros. A principio explicitamos a nossa preocupação em proporcionar a interação entre conhecimento do conjunto dos números inteiros e a sua prática no convívio social. Levantamos uma breve discussão acerca do papel da escola no processo de desenvolvimento da educação dos alunos e apresentamos a posição de alguns pesquisadores sobre as ferramentas de ensino apresentadas ao longo do trabalho. Fazemos uma análise do tratamento dado ao conteúdo no ensino fundamental e levantamos uma discussão acerca da importância dessas habilidades e do conhecimento desenvolvidos pelos alunos para sobressaírem com êxito nas diversas situações que requerem tal conhecimento. Buscamos ao longo da reflexão apresentar uma metodologia que aliada ao ensino dos docentes nas escolas, incentivem o aluno a adquirir seu próprio aprendizado. Para tanto recorremos à educação matemática e algumas ferramentas de ensino que focalizam o desenvolvimento destas habilidades através da interação com o lúdico. Apresentamos alguns jogos e materiais didáticos que estimulam o aprendizado dos números inteiros e suas operações à medida que são manipulados. Pretendemos, enfim, estimular a aceitação e a utilização de materiais concretos em salas de aula para uma aproximação entre o aprendizado do conteúdo e sua utilização prática.