Este trabalho tem o objetivo de trazer à tona a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando seus principais problemas a partir de levantamentos bibliográficos e relatos de experiências. Conforme o próprio título sugere, cabe aqui, também, discutir as principais limitações da EJA na formação de cidadãos, sobretudo da classe trabalhadora, muito presente no cotidiano da EJA, bem como analisar possíveis caminhos para o progresso dessa modalidade de ensino. Essa modalidade de ensino é resultado da busca pela conclusão da educação básica em tempo reduzido, tendo um público, em sua maioria, de trabalhadores, fator que compõe uma das principais dificuldades deste ensino. A EJA é uma educação da classe trabalhadora, sobretudo porque representa uma expressiva parcela de indivíduos que, mesmo possuindo as mais diversas e diferentes experiências de vida (mulheres, negros, homossexuais, jovens, etc.), têm a existência marcada por situações adversas de produção da própria existência, sujeitando‐se à venda em condições cada vez mais precárias de sua força de trabalho. (Ventura 2010, p.10). Este trabalho é resultado de experiências em sala de aula, através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Escola Estadual Ensino Fundamental Professor Antonio Benvindo, cidade de Guarabira-PB. Portanto, buscará mostrar as principais limitações da EJA enquanto modalidade de ensino, a partir de experiências do próprio cotidiano. A Educação de Jovens e Adultos, apresenta inúmeras limitações, no entanto é necessário considerar que está na hora de surgir mudanças para essa situação, através do debate e da pesquisa.