Este artigo foi desenvolvido a partir das experiências adquiridas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UEPB, Subprojeto de Geografia, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (Premem), Campina Grande - PB. Sendo seu principal objetivo analisar as práticas escolares articulando as diversas escalas geográficas na abordagem dos temas Indústria Cultural, Comércio e Serviços: os tipos de comércio e serviços existentes no lugar a partir do espaço de vivência do aluno. O trabalho busca mostrar as experiências vividas em sala de aula e inseridas no tratamento dos temas, mostrando como os mesmos exercem uma grande influência social, sob os diferentes espaços, tomando como referencia o Lugar, que é uma das categorias geográficas que possibilita aos alunos identificarem-no como local facilitador do desenvolvimento desses: Indústria Cultural, Comércio e serviços, tornando as aulas mais interativas e participativas e contribuindo para sua formação intelectual, desarticulando a problemática do ensino descontextualizado na vida escolar do alunado, em especial nas aulas de geografia, disciplina que carrega em seu bojo estes estigmas. Desse modo, utilizaram-se aulas teóricas, que envolveram os temas citados, a partir de metodologias participativas , incentivando a aprendizagem do aluno.