Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DO LUGAR: POSSIBILIDADE DE PENSAR COMÉRCIO, SERVIÇOS E INDÚSTRIA CULTURAL

"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4634
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 86
    "inscrito_id" => 684
    "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DO LUGAR: POSSIBILIDADE DE PENSAR COMÉRCIO, SERVIÇOS E INDÚSTRIA CULTURAL"
    "resumo" => "Este artigo foi desenvolvido a partir das experiências adquiridas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UEPB, Subprojeto de Geografia, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (Premem), Campina Grande - PB. Sendo seu principal objetivo analisar as práticas escolares articulando as diversas escalas geográficas na abordagem dos temas Indústria Cultural, Comércio e Serviços: os tipos de comércio e serviços existentes no lugar a partir do espaço de vivência do aluno. O trabalho busca mostrar as experiências vividas em sala de aula e inseridas no tratamento dos temas, mostrando como os mesmos exercem uma grande influência social, sob os diferentes espaços, tomando como referencia o Lugar, que é uma das categorias geográficas que possibilita aos alunos identificarem-no como local facilitador do desenvolvimento desses: Indústria Cultural, Comércio e serviços, tornando as aulas mais interativas e participativas e contribuindo para sua formação intelectual, desarticulando a problemática do ensino descontextualizado na vida escolar do alunado, em especial nas aulas de geografia, disciplina que carrega em seu bojo estes estigmas. Desse modo, utilizaram-se aulas teóricas, que envolveram os temas citados, a partir de metodologias participativas , incentivando a aprendizagem do aluno."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_25_09_2013_14_58_15_idinscrito_684_50523f19ab3a9699a0aaab8dee1d7e47.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRE ANDERSON SOUSA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON J"
    "autor_email" => "andersom-sousa@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4634
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 86
    "inscrito_id" => 684
    "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DO LUGAR: POSSIBILIDADE DE PENSAR COMÉRCIO, SERVIÇOS E INDÚSTRIA CULTURAL"
    "resumo" => "Este artigo foi desenvolvido a partir das experiências adquiridas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UEPB, Subprojeto de Geografia, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (Premem), Campina Grande - PB. Sendo seu principal objetivo analisar as práticas escolares articulando as diversas escalas geográficas na abordagem dos temas Indústria Cultural, Comércio e Serviços: os tipos de comércio e serviços existentes no lugar a partir do espaço de vivência do aluno. O trabalho busca mostrar as experiências vividas em sala de aula e inseridas no tratamento dos temas, mostrando como os mesmos exercem uma grande influência social, sob os diferentes espaços, tomando como referencia o Lugar, que é uma das categorias geográficas que possibilita aos alunos identificarem-no como local facilitador do desenvolvimento desses: Indústria Cultural, Comércio e serviços, tornando as aulas mais interativas e participativas e contribuindo para sua formação intelectual, desarticulando a problemática do ensino descontextualizado na vida escolar do alunado, em especial nas aulas de geografia, disciplina que carrega em seu bojo estes estigmas. Desse modo, utilizaram-se aulas teóricas, que envolveram os temas citados, a partir de metodologias participativas , incentivando a aprendizagem do aluno."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_25_09_2013_14_58_15_idinscrito_684_50523f19ab3a9699a0aaab8dee1d7e47.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRE ANDERSON SOUSA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON J"
    "autor_email" => "andersom-sousa@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

Este artigo foi desenvolvido a partir das experiências adquiridas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UEPB, Subprojeto de Geografia, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (Premem), Campina Grande - PB. Sendo seu principal objetivo analisar as práticas escolares articulando as diversas escalas geográficas na abordagem dos temas Indústria Cultural, Comércio e Serviços: os tipos de comércio e serviços existentes no lugar a partir do espaço de vivência do aluno. O trabalho busca mostrar as experiências vividas em sala de aula e inseridas no tratamento dos temas, mostrando como os mesmos exercem uma grande influência social, sob os diferentes espaços, tomando como referencia o Lugar, que é uma das categorias geográficas que possibilita aos alunos identificarem-no como local facilitador do desenvolvimento desses: Indústria Cultural, Comércio e serviços, tornando as aulas mais interativas e participativas e contribuindo para sua formação intelectual, desarticulando a problemática do ensino descontextualizado na vida escolar do alunado, em especial nas aulas de geografia, disciplina que carrega em seu bojo estes estigmas. Desse modo, utilizaram-se aulas teóricas, que envolveram os temas citados, a partir de metodologias participativas , incentivando a aprendizagem do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.