O presente trabalho discorre sobre a execução do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual da Paraíba (PIBID/CAPES/UEPB, subprojeto Geografia) no contexto da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro (também conhecida como Premen), durante o biênio 2012/2013. Teve-se como objetivos analisar a inserção do programa no meio escolar supracitado, contextualizada à luz das metodologias de ensino-aprendizagem em geografia discutidas no âmbito da formação superior e na produção bibliográfica recente; caracterizar a realização do subprojeto de geografia na escola, partindo de sua constituição teórico-metodológica, apreensões iniciais e primeiras atividades do grupo; e abordar – criticamente – os projetos executados durante os anos letivos, com ênfase às suas possibilidades junto às metodologias da geografia escolar. As relações entre as experiências obtidas e os métodos/procedimentos se originaram de leituras e escritos pretéritos realizados pelo autor, também sujeito participante no processo aqui discutido. Metodologicamente, parte-se da abordagem socioconstrutivista de ensino-aprendizagem e do diálogo entre as correntes crítico-dialética e humanista-fenomenológica de pensamento geográfico. Os procedimentos metodológicos foram levantamento bibliográfico, recolhimento de depoimentos, vivências, debates e reuniões visando a confrontação de ideias, conversações informais e acompanhamento escolar junto aos demais agentes da comunidade escolar.