Os jogos educativos transmitem o conhecimento de forma lúdica, com mais incentivo às praticas coletivas, validando os conceitos e a didática em sala aula. O objetivo do estudo foi levar uma alternativa educacional para aplicação nas aulas, para evitar monotonia, visando uma nova opção de práticas educacional em sala de aula, buscando relações de interação entre professores e estudantes. Os jogos relacionados a temática da microbiologia foram aplicados a 24 estudantes do curso Técnico em Alimentos do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas. A partir da aplicação, os jogos foram abordados de acordo com os objetivos passados em sala de aula, para que os alunos aprendessem mais sobre o tema. Os dados foram coletados a partir de um questionário, antes e depois da aplicação dos jogos. Foi observado que houve uma maior aprendizagem dos alunos em relação ao tema Microbiologia após a aplicação dos jogos didáticos. Conclui-se que os jogos são ferramentas metodológicas cabíveis para incentivar o conhecimento dos estudantes, sendo necessário que mais educadores apliquem este tipo de prática pedagógica para que mais estudantes possam aprender de forma dinâmica, divertida, ousada e flexível.