O Governo de Michel Temer reformou o Ensino Médio no Brasil. A reforma foi amplamente contestada por estudiosos da área e pelos próprios estudantes. O movimento para a sua aprovação contou com o apoio da mídia. Neste artigo, temos como objetivo analisar artigos de opinião sobre a reforma do Ensino Médio publicados pelo Jornal “Gazeta do Povo”. Escolhemos o gênero textual “artigo de opinião”, pois é condição para a sua produção um tema que suscite polêmica em determinados círculos sociais. O Jornal “Gazeta do Povo” faz parte do Grupo Globo, maior conglomerado de mídia do Brasil. Consideramos os artigos de opinião publicados nas seções “Artigo” e “Educação” do Jornal. Foram considerados os artigos publicados a partir de setembro de 2016, mês da promulgação da Medida Provisória. Para a análise, realizamos a leitura dos artigos mapeando os principais argumentos que fundamentaram posicionamentos. Localizamos 9 artigos. Na análise preliminar, entendemos que 5 deles apresentavam posicionamentos favoráveis e 4 apresentavam posicionamentos não favoráveis. Para um posicionamento favorável, os articulistas justificam que o atual modelo é ineficiente. São comuns os argumentos de que esse modelo está causando alto índice de evasão escolar, reprovação e baixo nível de eficiência nas avaliações externas. Para um posicionamento não favorável, os articulistas enfatizam aspectos que precisam ser problematizados e/ou esclarecidos. Enfatizamos a necessidade de aprofundar o estudo analítico sobre os artigos de opinião referentes à reforma no Jornal “Gazeta do Povo” e na mídia, de modo geral. Esse espaço público contribui diuturnamente para a construção do real.