Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O PIBID E SUAS INTERFACES

"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4756
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 117
    "inscrito_id" => 931
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O PIBID E SUAS INTERFACES"
    "resumo" => "Este estudo tem como objetivo apresentar e discutir a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID na formação continuada de professores supervisores de Educação Física. O PIBID insere-se no contexto das políticas de formação docente inicial e na formação contínua do Professor Supervisor. No subprojeto de Educação Física, propomos operacionalizar uma metodologia de ensino que fosse possível desenvolver os conteúdos da Educação Física no eixo na cultura corporal de movimento. O PIBID contribui na inter-relação escola de educação básica, professor universitário e alunos das licenciaturas, buscando uma melhor formação docente. O resultado deste conhecimento surge da interatividade com o ambiente escolar possibilitando aos bolsistas um conhecimento necessário para a sua formação docente. A partir das experiências obtidas através das intervenções didático metodológicas nas escolas é importante destacar o envolvimento desses sujeitos na construção do conhecimento. Pode-se, ainda, ressaltar neste processo um ganho importante, que foi a possibilidade de conhecer de perto as dificuldades dos alunos/escola em relação à compreensão dos conteúdos abordados, para que, a partir daí, buscássemos mecanismos facilitadores a fim de alcançar a aprendizagem de excelência. Ao proporcionar subsídios à prática docente, imprescindível para a fomentação de aprendizagens, na direção e interação escola-universidade, o PIBID, tem se constituído em fecundas relações de compartilhamento de saberes e conhecimentos entre docentes experientes e futuros professores, possibilitando a estes inserções na profissão e aos professores supervisores, formação continuada e crescimento profissional."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_26_09_2013_17_44_12_idinscrito_931_c6396113b451057da1e5bdec4d0621a5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAMILA HAYLA DE ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KAMILA"
    "autor_email" => "leidson_allan@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4756
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 117
    "inscrito_id" => 931
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O PIBID E SUAS INTERFACES"
    "resumo" => "Este estudo tem como objetivo apresentar e discutir a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID na formação continuada de professores supervisores de Educação Física. O PIBID insere-se no contexto das políticas de formação docente inicial e na formação contínua do Professor Supervisor. No subprojeto de Educação Física, propomos operacionalizar uma metodologia de ensino que fosse possível desenvolver os conteúdos da Educação Física no eixo na cultura corporal de movimento. O PIBID contribui na inter-relação escola de educação básica, professor universitário e alunos das licenciaturas, buscando uma melhor formação docente. O resultado deste conhecimento surge da interatividade com o ambiente escolar possibilitando aos bolsistas um conhecimento necessário para a sua formação docente. A partir das experiências obtidas através das intervenções didático metodológicas nas escolas é importante destacar o envolvimento desses sujeitos na construção do conhecimento. Pode-se, ainda, ressaltar neste processo um ganho importante, que foi a possibilidade de conhecer de perto as dificuldades dos alunos/escola em relação à compreensão dos conteúdos abordados, para que, a partir daí, buscássemos mecanismos facilitadores a fim de alcançar a aprendizagem de excelência. Ao proporcionar subsídios à prática docente, imprescindível para a fomentação de aprendizagens, na direção e interação escola-universidade, o PIBID, tem se constituído em fecundas relações de compartilhamento de saberes e conhecimentos entre docentes experientes e futuros professores, possibilitando a estes inserções na profissão e aos professores supervisores, formação continuada e crescimento profissional."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_26_09_2013_17_44_12_idinscrito_931_c6396113b451057da1e5bdec4d0621a5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAMILA HAYLA DE ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KAMILA"
    "autor_email" => "leidson_allan@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar e discutir a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID na formação continuada de professores supervisores de Educação Física. O PIBID insere-se no contexto das políticas de formação docente inicial e na formação contínua do Professor Supervisor. No subprojeto de Educação Física, propomos operacionalizar uma metodologia de ensino que fosse possível desenvolver os conteúdos da Educação Física no eixo na cultura corporal de movimento. O PIBID contribui na inter-relação escola de educação básica, professor universitário e alunos das licenciaturas, buscando uma melhor formação docente. O resultado deste conhecimento surge da interatividade com o ambiente escolar possibilitando aos bolsistas um conhecimento necessário para a sua formação docente. A partir das experiências obtidas através das intervenções didático metodológicas nas escolas é importante destacar o envolvimento desses sujeitos na construção do conhecimento. Pode-se, ainda, ressaltar neste processo um ganho importante, que foi a possibilidade de conhecer de perto as dificuldades dos alunos/escola em relação à compreensão dos conteúdos abordados, para que, a partir daí, buscássemos mecanismos facilitadores a fim de alcançar a aprendizagem de excelência. Ao proporcionar subsídios à prática docente, imprescindível para a fomentação de aprendizagens, na direção e interação escola-universidade, o PIBID, tem se constituído em fecundas relações de compartilhamento de saberes e conhecimentos entre docentes experientes e futuros professores, possibilitando a estes inserções na profissão e aos professores supervisores, formação continuada e crescimento profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.