A gestão democrática está diretamente condicionada a participação, sendo que, a mesma exerce um caráter de descentralização dos poderes hierárquicos, por meio decisões e ações em conjunto, neste sentido a gestão democrática no espaço escolar pressupõe decisões coletivas. Portanto, a referida pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos gestores do IFRN campus Macau/RN, a partir da concepção dos coordenadores de curso, da direção acadêmica e a equipe técnico pedagógica. Como procedimento metodológico foi realizada uma revisão bibliográfica e documental, onde destacamos autores que fazem menção a gestão democrática, dentre eles Libâneo (2013), Bordignon e Gracindo (2002), utilizamos ainda a pesquisa de campo, através da aplicação de uma entrevista semiestruturada onde abordamos a temática da gestão democrática no IFRN campus Macau/RN, entrevista essa de caráter qualitativo feita com cinco servidores, dentre eles, coordenadores dos cursos de licenciatura em Biologia, Recursos Pesqueiros e Informática, e também ao diretor acadêmico e a equipe técnico pedagógica (ETEP), logo após foi efetuado a análise dos dados abordados para a obtenção dos resultados apresentados na referida pesquisa. Concluímos que, no IFRN campus Macau/RN, a gestão escolar se dá de uma forma participativa, onde os entrevistados defendem uma gestão de caráter democrático, de modo que todos os seguimentos escolares participem, para um bom funcionamento dos mecanismos que compõe o ambiente escolar. A pesquisa proporcionou a observação e conhecimento das deficiências da gestão do Campus Macau e apontou soluções ou parte delas para melhor gerenciamento de forma participativa e colaborativa, contribuindo para o processo de ensino aprendizagem.