Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A LITERATURA DE CORDEL: DA PRATICA NO ENSINO MEDIO AO LETRAMENTO NA ESCOLA DO CAMPO

"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4771
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 253
    "inscrito_id" => 23
    "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL: DA PRATICA NO ENSINO MEDIO AO LETRAMENTO NA ESCOLA DO CAMPO"
    "resumo" => "RESUMO  O presente artigo faz uma abordagem a respeito  do  processo do Ensino da Literatura de Cordel  como objeto de Ensino no Ensino Médio e a possibilidade da construção do letramento através da prática docente no âmbito  da Escolar do Campo. Segundo Magda Soares (1998, p.39), letramento é o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais da leitura e escrita.  Envolvendo as atividades do professor e  aluno, valendo salientar as dificuldades da “Escola do Campo”, principalmente em assentamento. A escola é  a principal agência de letramento e dispõe de condições de poder transformador através das atividades realizadas. Portanto, destacamos as atividades  de leitura e escrita  no primeiro Ano do Ensino Médio  na Escola Estadual Arnaldo Maroja. Usando a observação participante e questionários com os professores e alunos, procurando diagnosticar o nível de letramento, conforme   a realidade sociocultural  dos alunos.  Palavras-chaves:ENSINO;  LITERATURA; LETRAMENTO; ESCOLA DO CAMPO"
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_01_10_2013_16_31_43_idinscrito_23_011a51047b9c7caaeb1d9ee3e8cd8f33.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS CARLOS PAULINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUIS CARLOS"
    "autor_email" => "prof.carlinhopaulino@gmai"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4771
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 253
    "inscrito_id" => 23
    "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL: DA PRATICA NO ENSINO MEDIO AO LETRAMENTO NA ESCOLA DO CAMPO"
    "resumo" => "RESUMO  O presente artigo faz uma abordagem a respeito  do  processo do Ensino da Literatura de Cordel  como objeto de Ensino no Ensino Médio e a possibilidade da construção do letramento através da prática docente no âmbito  da Escolar do Campo. Segundo Magda Soares (1998, p.39), letramento é o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais da leitura e escrita.  Envolvendo as atividades do professor e  aluno, valendo salientar as dificuldades da “Escola do Campo”, principalmente em assentamento. A escola é  a principal agência de letramento e dispõe de condições de poder transformador através das atividades realizadas. Portanto, destacamos as atividades  de leitura e escrita  no primeiro Ano do Ensino Médio  na Escola Estadual Arnaldo Maroja. Usando a observação participante e questionários com os professores e alunos, procurando diagnosticar o nível de letramento, conforme   a realidade sociocultural  dos alunos.  Palavras-chaves:ENSINO;  LITERATURA; LETRAMENTO; ESCOLA DO CAMPO"
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_01_10_2013_16_31_43_idinscrito_23_011a51047b9c7caaeb1d9ee3e8cd8f33.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS CARLOS PAULINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUIS CARLOS"
    "autor_email" => "prof.carlinhopaulino@gmai"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

RESUMO O presente artigo faz uma abordagem a respeito do processo do Ensino da Literatura de Cordel como objeto de Ensino no Ensino Médio e a possibilidade da construção do letramento através da prática docente no âmbito da Escolar do Campo. Segundo Magda Soares (1998, p.39), letramento é o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais da leitura e escrita. Envolvendo as atividades do professor e aluno, valendo salientar as dificuldades da “Escola do Campo”, principalmente em assentamento. A escola é a principal agência de letramento e dispõe de condições de poder transformador através das atividades realizadas. Portanto, destacamos as atividades de leitura e escrita no primeiro Ano do Ensino Médio na Escola Estadual Arnaldo Maroja. Usando a observação participante e questionários com os professores e alunos, procurando diagnosticar o nível de letramento, conforme a realidade sociocultural dos alunos. Palavras-chaves:ENSINO; LITERATURA; LETRAMENTO; ESCOLA DO CAMPO

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.