Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

APLICAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA PROBLEMAS NA SALA DE AULA

"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4745
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 85
    "inscrito_id" => 744
    "titulo" => "APLICAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA PROBLEMAS NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Na sociedade a construção do conhecimento se dá através de pesquisas de fenômenos, é através dessas pesquisas que chegamos a produzir conhecimentos e aprofundamos os já existentes. Nos primórdios a pesquisa era dissociada da prática, constituindo assim seu caráter teórico. Atualmente, esse panorama vem se modificando, visto que os pesquisadores teorizam e na grande maioria, faz aplicação de suas pesquisas. Um tipo de pesquisa que vem ganhando adeptos é a pesquisa-ação. Traçamos como objetivo deste trabalho introduzir a pesquisa-ação como forma de produzir novos conhecimentos solucionando problemas relacionados ao ensino, com isso discutimos a sua aplicação, finalidade e vantagens desse tipo de pesquisa, de acordo com as críticas a ela endereçadas. Nossa fundamentação se baseia em: Boterf (1998), Freire (1995), Leite (2008), Lionço & Diniz (2009), Thiollent (1998), dentre outros. É relevante considerarmos os objetivos que se pretende alcançar, os procedimentos metodológicos e técnicos para a produção de conhecimentos inerentes ao ensino.  De acordo com a aplicação dessa pesquisa no ambiente escolar, vemos que ela propicia ao professor pesquisador a solução ou minimização de  problemas encontrados nas diversas salas de aulas do país."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_25_09_2013_12_56_11_idinscrito_744_fb2f9089d76d1d00072f33d58d4828a7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIMAR SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIMAR"
    "autor_email" => "josimar-soares2009@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4745
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 85
    "inscrito_id" => 744
    "titulo" => "APLICAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA PROBLEMAS NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Na sociedade a construção do conhecimento se dá através de pesquisas de fenômenos, é através dessas pesquisas que chegamos a produzir conhecimentos e aprofundamos os já existentes. Nos primórdios a pesquisa era dissociada da prática, constituindo assim seu caráter teórico. Atualmente, esse panorama vem se modificando, visto que os pesquisadores teorizam e na grande maioria, faz aplicação de suas pesquisas. Um tipo de pesquisa que vem ganhando adeptos é a pesquisa-ação. Traçamos como objetivo deste trabalho introduzir a pesquisa-ação como forma de produzir novos conhecimentos solucionando problemas relacionados ao ensino, com isso discutimos a sua aplicação, finalidade e vantagens desse tipo de pesquisa, de acordo com as críticas a ela endereçadas. Nossa fundamentação se baseia em: Boterf (1998), Freire (1995), Leite (2008), Lionço & Diniz (2009), Thiollent (1998), dentre outros. É relevante considerarmos os objetivos que se pretende alcançar, os procedimentos metodológicos e técnicos para a produção de conhecimentos inerentes ao ensino.  De acordo com a aplicação dessa pesquisa no ambiente escolar, vemos que ela propicia ao professor pesquisador a solução ou minimização de  problemas encontrados nas diversas salas de aulas do país."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_25_09_2013_12_56_11_idinscrito_744_fb2f9089d76d1d00072f33d58d4828a7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIMAR SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIMAR"
    "autor_email" => "josimar-soares2009@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

Na sociedade a construção do conhecimento se dá através de pesquisas de fenômenos, é através dessas pesquisas que chegamos a produzir conhecimentos e aprofundamos os já existentes. Nos primórdios a pesquisa era dissociada da prática, constituindo assim seu caráter teórico. Atualmente, esse panorama vem se modificando, visto que os pesquisadores teorizam e na grande maioria, faz aplicação de suas pesquisas. Um tipo de pesquisa que vem ganhando adeptos é a pesquisa-ação. Traçamos como objetivo deste trabalho introduzir a pesquisa-ação como forma de produzir novos conhecimentos solucionando problemas relacionados ao ensino, com isso discutimos a sua aplicação, finalidade e vantagens desse tipo de pesquisa, de acordo com as críticas a ela endereçadas. Nossa fundamentação se baseia em: Boterf (1998), Freire (1995), Leite (2008), Lionço & Diniz (2009), Thiollent (1998), dentre outros. É relevante considerarmos os objetivos que se pretende alcançar, os procedimentos metodológicos e técnicos para a produção de conhecimentos inerentes ao ensino. De acordo com a aplicação dessa pesquisa no ambiente escolar, vemos que ela propicia ao professor pesquisador a solução ou minimização de problemas encontrados nas diversas salas de aulas do país.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.