Na sociedade a construção do conhecimento se dá através de pesquisas de fenômenos, é através dessas pesquisas que chegamos a produzir conhecimentos e aprofundamos os já existentes. Nos primórdios a pesquisa era dissociada da prática, constituindo assim seu caráter teórico. Atualmente, esse panorama vem se modificando, visto que os pesquisadores teorizam e na grande maioria, faz aplicação de suas pesquisas. Um tipo de pesquisa que vem ganhando adeptos é a pesquisa-ação. Traçamos como objetivo deste trabalho introduzir a pesquisa-ação como forma de produzir novos conhecimentos solucionando problemas relacionados ao ensino, com isso discutimos a sua aplicação, finalidade e vantagens desse tipo de pesquisa, de acordo com as críticas a ela endereçadas. Nossa fundamentação se baseia em: Boterf (1998), Freire (1995), Leite (2008), Lionço & Diniz (2009), Thiollent (1998), dentre outros. É relevante considerarmos os objetivos que se pretende alcançar, os procedimentos metodológicos e técnicos para a produção de conhecimentos inerentes ao ensino. De acordo com a aplicação dessa pesquisa no ambiente escolar, vemos que ela propicia ao professor pesquisador a solução ou minimização de problemas encontrados nas diversas salas de aulas do país.