Com o avanço tecnológico, a educação a distância passou a ser compreendida como uma nova modalidade de ensino e aprendizagem, sendo auxiliada pelas tecnologias e suportes digitais, utilizados em três modalidades: presencial, semipresencial e a distância. A Educação a Distância, modalidade de educação efetivada através do intenso uso de tecnologias de informação e comunicação, onde professores e alunos estão separados fisicamente no espaço e/ou no tempo, está sendo cada vez mais utilizada na Educação Básica, Educação Superior e em cursos abertos, entre outros. O ensino a distância tem o poder de acabar com as barreiras físicas existentes, sem perder a sua função principal que é, como a de toda educação, levar o aprendizado e conhecimento às pessoas. Porém, a problemática da resistência a EAD pode representar diferentes dificuldades para o sistema EAD, seja no processo do ensino em si, ou na própria concepção da EAD, significativo para sua institucionalização e possibilidades de maior aderência e adesão por parte dos atores envolvidos. O objetivo deste enumerar alguns acontecimentos e instituições que se tornaram marcos históricos para a consolidação da atual Educação a Distância no Brasil e no Rio Grande do Norte, haja vista que a importância desta modalidade de educação está crescendo globalmente e tem se tornado um instrumento fundamental de promoção de oportunidades para muitos indivíduos. Para efetivação dessa investigação realizamos uma pesquisa bibliográfica, através da qual foram consultadas literaturas relativas ao tema em estudo, entre elas livros de autores como Sancho (2006), além de artigos publicados em revistas eletrônicas