Essa pesquisa foi desenvolvida na disciplina de Gestão e Organização da Educação Brasileira, na turma do quarto período da Licenciatura Plena em Biologia do IFRN/Campus Macau. Para garantir o bom andamento de uma Instituição escolar e como consequência cobrar daqueles que estão à frente da tomada de decisões é necessário ter conhecimento do que é uma Gestão Escolar e suas concepções. A Gestão democrática é aquela que permite com que todos aqueles que compõem o âmbito escolar sejam ouvidos e participem da tomada de decisões, em função disso são criados vários colegiados. O presente estudo tem como objetivo analisar a concepção de Gestão Escolar da instituição- IFRN/ Campus Macau. Como metodologia realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir de estudiosos da temática, tais como: Oliveira (2013); Tavares et al., (2014) entre outros, e ainda, a pesquisa de campo, através da aplicação de uma entrevista semiestruturada, num total de 23 entrevistados. A partir de uma análise qualitativa dos dados obtidos ponderando-as por categoria de função na instituição (coordenador, professor e aluno), observou-se o seguinte: a maioria apresentou uma concepção superficial sobre gestão. 50% dos entrevistados afirmaram que a gestão da instituição é democrática, contudo contestaram em partes que a democracia era perdida pela gestão em alguns aspectos e decisões. 50% dos entrevistados afirmaram participar de alguma forma da tomada de decisões. 100% dos entrevistados declararam conhecer algum colegiado que compõe a instituição e todos afirmaram que os colegiados são importantes para trazer a democratização para o âmbito escolar e elencaram como exemplo o grêmio estudantil e os colegiados dos cursos. Após as análises, concluímos que o processo de democracia e participação nas decisões e a concepção de Gestão por parte dos representantes dos alunos precisam ser mais trabalhadas