VIANA, Suely Aragão Azevêdo et al.. O mundo mágico da leitura através da música infantil. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48172>. Acesso em: 04/11/2024 15:04
O intuito deste trabalho é mostrar que podemos transformar conteúdos didáticos, muitas vezes enfadonhos para as crianças, em algo divertido e prazeroso. Para isso basta acrescentar aos mesmos um recurso que é constantemente visto em nossas vidas: A Música. A música encanta e em cada época da evolução da sociedade traz consigo seu significado entre os povos, entre as culturas, entre os aprendizados que dela nascem. A importância de se trabalhar desde as primeiras séries iniciais com o desenvolvimento da leitura e escrita, tende a possibilidade de um crescimento para uma reflexão mais crítica dos acontecimentos ocorrentes no nosso mundo capitalista. A prática aplicada para o desenvolvimento construtivo do ato de ler e escrever, foi formulado com base em um estudo bibliográfico e documental que se desenvolveu com base num processo avaliativo, cujo educador e educando busquem se envolver construindo uma avaliação contínua, valorizando as produções e participações realizadas em salas de aulas. Com base nos estudos realizados podemos relatar que o desenvolvimento de atividades através da música infantil faz com que as atividades tornem de fácil acesso aos professores e alunos. O presente estudo buscou desenvolver uma forma de ensino que estimulasse gradativamente nos alunos o gosto pela leitura. O estudo propôs uma prática de leitura e escrita, onde os alunos não se intimidam, oferecendo um leque de opções para que seus diversos modos de demonstrar o que se pensa, sente, deseja ou crê, possa ser realizado.